A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), comemorou seus 40 anos de fundação, nesta terça-feira (2). Para celebrar quatro décadas de atuação na execução de políticas públicas na Zona Rural Baiana, a CAR anunciou dois novos projetos para a agricultura familiar, que somam um aporte de U$ 300 milhões em investimentos: Parceiros da Mata e Bahia que Produz e Alimenta. O vice-governador Geraldo Ferreira Alves Júnior, destacou a alegria por participar dessa celebração. “A CAR tem extrema importância no desenvolvimento da agricultura familiar, um setor socioprodutivo regionalizado, que realiza atividades produtivas em todos territórios, desenvolvendo a economia dos municípios”. Os projetos Bahia que Produz e Alimenta e Parceiros da Mata, terão início ainda neste ano. Os projetos demonstram o compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento econômico, produtivo e social da Bahia, especialmente com a agricultura familiar, que é responsável por uma parcela significativa da produção de alimentos.
O Bahia que Produz e Alimenta tem como meta atender e incrementar a receita bruta de 600 organizações produtivas da agricultura familiar e 30 mil beneficiários diretos. Entre as ações a serem executadas estão a melhoria e ampliação de infraestrutura, serviços e integração das organizações produtivas aos mercados e ampliação do acesso à água e ao saneamento básico. Já o Parceiros da Mata vai promover uma transformação produtiva sustentável que permite melhor qualidade de vida para 100 mil famílias de comunidades rurais dos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá, do Bioma da Mata Atlântica da Bahia. Segundo o diretor-presidente Jeandro Ribeiro, a CAR completa 40 anos em um momento muito importante. “O governador Jerônimo Rodrigues nos deu um grande desafio que é o de extinguir a fome e a CAR trabalha com um segmento que pode ofertar alimentos saudáveis para esta finalidade que é a agricultura familiar. Ainda temos muito o que fazer, temos novos desafios e vamos fazer muito mais pelos baianos e baianas com nossos novos projetos”. O Presidente da União dos Municípios da Bahia, José Henrique Silva Tigre, o Quinho, afirmou que “a CAR é um case de sucesso com grandes projetos que melhoraram a vida do nosso povo, principalmente a partir de 2016, levando melhoria efetiva para a população rural. A agricultura familiar é algo diferenciado, que dignifica homens e mulheres do campo e viabiliza comida de qualidade para aqueles que moram na cidade”. Para o Presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Icaro Renne, em toda a Bahia é possível ver ações da empresa.
“A Bahia é referência em agricultura familiar e isso se deve à CAR, que é a mãe que apoia, que ajuda, que pega na mão do filho e mostra o caminho. Foi a CAR que fez a agricultura familiar ser reconhecida no estado e fora dele”. De acordo com Célia Firmo, do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, falar da CAR é falar do fortalecimento das organizações da agricultura familiar em toda sua história. “Isso contribuiu para o capital social e o humano do nosso estado. Um dos pilares da CAR é a democracia. A Companhia sempre dialogou com todas as organizações, parceiros do governo e também com a sociedade civil e, isso, fez a diferença”. Durante o evento, também foi apresentado o programa de Gestão de Sistemas Rurais de Abastecimento, o Centrais das Águas da Bahia, para garantir a operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água tratada, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população rural, via gestão compartilhada com Associações Comunitárias que possuam sistemas de água e saneamento, entre outras estratégias, que envolvem os diversos sistemas produtivos da agricultura familiar.