Como parte da programação do Maio da Diversidade, Estádio Municipal Edvaldo Flores, em Vitória da Conquista, sediou neste sábado (20), a primeira edição do Queer Esportivo. A atividade, organizada pela Coordenação da Marcha do Orgulho LGBTQIAP+, com o apoio da Coordenação de Promoção e Políticas LGBT, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, reuniu três equipes para um Jogo de Baleado.
“Buscamos com nosso evento promover a socialização da população LGBT e a prática esportiva. A gente sabe que o baleado é muito democrático e é mais acessível para a população LGBT e mulheres. Então, a gente decidiu promover esse movimento aqui na cidade que ainda é descoordenado”, contou o coordenador da Marcha, Anderson Santos Rocha.
Ainda de acordo com Anderson, eles estão em contato com a Federação Baiana de Baleado para que sejam formados times, que participem de campeonatos e sigam essa carreira no esporte. Presidente da Liga de Baleado VCA, Lucas Santana elogiou o Queer Esportivo. “Pra gente é uma grande honra participar desse evento. Esse evento uniu várias pessoas, de várias sexualidades.
Fico muito feliz com essa conquista”, disse. A estudante Hanna Camilly foi torcer pelos amigos que estavam em quadra e espera que mais eventos como este sejam realizados. “Achei bastante legal e acredito que quanto mais eventos pra gente se divertir, socializar e ter conhecimento sobre mais coisas do movimento, melhor”, falou.
O Queer contou ainda com uma ação de conscientização do Centro de Apoio e Atenção à Vida Doutor David Capistrano Filho (CAAV) e de solidariedade ao arrecadar alimentos e roupas que serão distribuídos para mulheres trans em situação de vulnerabilidade. Com o tema “O Preconceito afasta, o Respeito une”, o Maio da Diversidade segue com diversas atividades até o próximo dia 1º de julho, quando será realizada a Marcha do Orgulho LGBTQIAP+.