Felizmente, o Brasil é um país repleto de paraísos tropicais, com vários estados que possuem muita natureza, lindas praias e cidades que são frequentemente visitadas por turistas nacionais e do mundo todo. Entre os principais estados que abrigam praias espetaculares está o Rio Grande do Norte, que é considerado o paraíso tropical brasileiro. O Rio Grande do Norte, por pertencer à região nordeste, tem a vantagem de limitar em grande parte com o Oceano Atlântico, o que permite que muitas de suas cidades tenham várias praias com águas tranquilas e quentes. Além disso, o clima deste estado é tropical em sua região costeira, uma vez que está mais próximo do Equador e geralmente não tem muitas chuvas. No entanto, sendo este um estado que tem uma costa atlântica relativamente extensa, várias cidades são escolhidas pelos turistas a cada ano. Se você está pensando em visitar o Rio Grande do Norte e não sabe se Natal ou alguma outra cidade é a melhor opção para suas férias, aqui contaremos tudo o que você precisa saber.
Natal: a cidade do sol
Em primeiro lugar, a cidade de Natal, a capital do estado do Rio Grande do Norte, localizada no extremo nordeste do país e também conhecida como a “Cidade do Sol”.
Esta cidade oferece aos visitantes uma grande segurança para passar bons momentos e curtir todas as suas atrações, o que a torna uma das cidades mais escolhidas para férias no Brasil. Tem um clima ensolarado durante o ano todo e possui várias praias, além de uma excelente infraestrutura no centro da cidade.
Suas praias se caracterizam principalmente por serem bastante extensas e com muita vegetação, além de contar com uma área conhecida como Parque das Dunas, que possui extensas dunas de areia. As melhores praias que você pode visitar são Genipabu, Forte dos Reis Magos, Ponta Negra e Praia dos Artistas. Na maioria delas, você terá a possibilidade de ir a bares próximos do litoral, admirar espécies protegidas de árvores e animais, tirar belas fotos, fazer passeios de buggy, passear de camelo pelas dunas e, na Praia dos Artistas, praticar surf.
Pipa
Em segundo lugar, sem dúvidas, está Pipa, que também é um dos destinos de praia mais famosos deste estado. Se localiza especificamente ao sul de Natal. Assim sendo, você pode escolher tranquilamente se hospedar em uma dessas duas cidades e visitar a outra pelo menos por um dia. Alguns meses recomendados para ir a Pipa são de julho ou agosto até o final de fevereiro, embora o clima seja claramente muito parecido ao de Natal.
É um destino turístico encantador que combina belas praias, paisagens espetaculares e uma atmosfera boêmia. Entre suas melhores praias, que você não pode deixar de conhecer, está a Praia do Amor, a mais conhecida devido ao seu ambiente romântico, já que a costa dá a impressão de cortar o mar em forma de coração. Também há a praia de Madeiro, uma das mais escolhidas por famílias ou grupos de amigos, que se destaca pela cor da sua água verde esmeralda e por estar rodeada de falésias e muita vegetação. Também há outras praias, como a Bahia dos Golfinhos, onde é possível avistar golfinhos e nadar, a Praia das Minas, perfeita para fazer uma caminhada, a Praia da Cacimbinha, onde há dunas de areia e muito kite surf, entre outras.
Pipa também conta com uma grande quantidade de bares, restaurantes e locais para sair à noite, curtindo música ao vivo e dança com pessoas do mundo todo. Você pode ir à Rua dos Bem-te-vis, uma rua famosa, onde poderá aproveitar uma variedade de opções gastronômicas e experiências culinárias.
São Miguel do Gostoso
Se você estiver à procura de uma conexão mais profunda com a natureza, fazer ecoturismo e ter uma experiência diferente, então também pode considerar São Miguel do Gostoso. Esta cidade era anteriormente uma pequena vila de pescadores que tem se desenvolvido cada vez mais no turismo e está localizada ao norte da cidade de Natal.
Aqui, o destaque é a gastronomia baseada em frutos do mar, devido à importância da atividade pesqueira na região. Alguns dos pratos típicos incluem camarões, peixe frito, frutos do mar frescos preparados de diferentes maneiras e as lagostas.
Você encontrará uma atmosfera mais tranquila, diferente do agito das cidades maiores devido ao turismo em massa. Aqui você pode mergulhar na cultura local, participar de atividades recreativas como explorar as dunas e descobrir formações de areia únicas, fazer passeios de buggy e praticar esportes aquáticos como kitesurf, inclusive receber aulas se você for iniciante.
A praia mais popular é a Praia de Maceió, que possui uma extensa faixa de areia e um mar tranquilo, ideal para relaxar e aproveitar o sol. Também há as praias de Tourinhos e Praia do Cardeiro.
Baía Formosa
Por último, embora haja mais cidades, está Baía Formosa, localizada muito ao norte de Pipa. É um destino turístico lindo e tranquilo, com uma natureza exuberante e paisagens impressionantes.
Uma coisa que se destaca é o lago de água doce chamado Lagoa Araraquara. Está cercado por vegetação e é perfeito para nadar tranquilamente em suas águas cristalinas e descansar na margem. Também é possível alugar caiaques ou praticar stand-up paddle para explorar a beleza do lago.
Outra atividade muito popular aqui é o passeio de barco para explorar toda a beleza natural da região e visitar praias próximas, como a Praia do Sagi, que é uma praia virgem e selvagem muito interessante. Também há a observação de tartarugas marinhas durante a temporada de nidificação, de setembro a março, quando elas vão para o mar.
Em definitiva, o estado do Rio Grande do Norte é um estado maravilhoso que abriga cidades únicas e praias extensas e bonitas. Além disso, é lar de muitas espécies de plantas e animais, sendo especial para fazer um tipo diferente de turismo.