O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER) está impulsionando a economia e gerando oportunidades de emprego por meio de um ambicioso programa de obras de construção, ampliação e modernização de unidades escolares em todo o Bahia. Com um total de 161 obras em andamento, distribuídas em 138 municípios, as obras realizadas pela CONDER garantiram ocupação para 11.300 pessoas em maio. Esses trabalhadores geram renda para suas famílias e participam ativamente da construção do futuro educacional da Bahia, benefício que poderá ser colhido por seus filhos e netos. Além dos postos gerados nas obras, estima-se que cerca de 20 mil empregos indiretos sejam criados, impactando positivamente a economia local e fortalecendo as comunidades. Esta estimativa é fundamentada em estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), em 2019, que afirma que em média, a construção civil no Brasil gera 1,8 empregos indiretos para cada emprego direto. Um dos trabalhadores contemplados foi o pedreiro Luiz Carlos de Oliveira, que, aos 62 anos, comemorou a conquista do tão sonhado emprego. Como explicou Luiz, “a pressão do mercado de trabalho para pessoas acima de 50 anos é enorme”.
Ele investiu no envio de currículos para empresas na área de construção civil e contou com a ajuda de amigos para se informar sobre novas oportunidades. “Eu estava em casa, no interior, quanto recebi a ligação da empresa informando que eu tinha sido selecionado para trabalhar nas obras de construção da CONDER em Lauro de Freitas. Foi uma felicidade enorme, primeiro, por estar de volta ao mercado, e depois, por participar da construção de uma escola de ponta, que dará grande oportunidade para os nossos jovens”, afirmou Oliveira, operário das obras de construção do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia Informação e Comunicação (CEEPTIC) de Lauro de Freitas. O levantamento da geração de empregos promovidos pelas obras escolares da CONDER foi realizado em maio e pode ter variações para mais ou menos ao longo do ano, já que cada fase de obra tem um potencial de geração de postos de trabalho.
As obras incluem 11 projetos de ampliação, 30 de modernização e 120 de construção de novas unidades escolares. Segundo o presidente da CONDER, José Alves Trindade, conhecido como Zé Trindade, as obras de construção, ampliação e modernização de unidades escolares na Bahia são um exemplo de comprometimento e investimento no setor educacional. “A educação é a base para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por meio dessas obras, estamos investindo em estruturas físicas, mas também no futuro das crianças e jovens da Bahia. Não bastasse esse legado duradouro, geramos empregos e estimulamos o desenvolvimento econômico local de forma imediata. Essa é uma iniciativa abrangente que traz benefícios em múltiplos aspectos”, afirmou Trindade. O investimento em infraestrutura educacional não apenas oferece melhores condições de aprendizado para os estudantes, mas também impulsiona o desenvolvimento socioeconômico da Bahia. Para se ter uma ideia, segundo o cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a Bahia gerou 120.446 novos postos de trabalho ao longo de todo o ano de 2022. O número de trabalhadores registrados nos canteiros de obras de educação da CONDER em maio desse ano equivaleria a 9,4% desta cifra.