Uma cena chamou atenção na Avenida Rosa Cruz, em Vitória da Conquista, na manhã desta quarta-feira (7). Uma ambulância que deveria estar em hospital, foi levar um paciente à Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Numa maca, o homem foi levado para realizar perícia e garantir o auxílio doença. Para o procedimento ele teve que fazer um percurso de quase 150 quilômetros entre Condeúba e Vitória da Conquista.
O processo pode ser feito em casa, porém a demora é o principal fator para que os cidadãos e cidadãs optem em ir pessoalmente ao INSS. Veja como seria a preícia domiciliar caso funcionasse como deveria.
Veja, abaixo, o passo-a-passo para pedir o auxílio-incapacidade sem precisar ser submetido à perícia presencial.
- Acessar o aplicativo MEU INSS pelo celular ou por meio do site endereço meu.inss.gov.br
- Clicar em “Agendar Perícia” e, depois, em “Perícia Inicial”.
- Caso a documentação esteja de acordo com as exigências, basta clicar em “Sim” e, depois, em “Continuar”.
- Informar se o motivo do requerimento é acidente de trabalho ou não – caso seja, a perícia médica presencial é obrigatória.
- Em seguida, o segurado deverá fornecer as informações de identificação e contato e responder a uma série de perguntas sobre os documentos médicos que serão anexados.
- Na mesma tela deverão ser anexados os documentos, bastando clicar nos campos respectivos, no final da página, e selecionar o documento, que precisa estar salvo no celular, caso o requerimento, seja feito por meio do aplicativo, ou no computador, caso seja pelo site.
- Os documentos necessários são RG, atestado ou laudo médico legível e sem rasuras, em que conste, obrigatoriamente, nome completo do requerente, data da emissão do documento, informações sobre a doença ou CID, assinatura e carimbo do profissional com o registro do Conselho de Classe, além da data de início e prazo estimado do afastamento.
- Em seguida, é preciso informar o CEP da localidade para que sejam listadas as agências do INSS mais próximas e escolher a que desejar antes de clicar em “avançar”.
- O passo seguinte será escolher o local onde deseja receber o pagamento, para, então, finalizar a solicitação.
- Caso o benefício não seja concedido devido ao não atendimento dos requisitos estabelecidos na portaria o segurado poderá fazer o agendamento para a realização de uma perícia médica presencial.