A Prefeitura de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, Centro Sul Bainao, solicitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) o tombamento da celebação de Corpus Christi. Por causa disso, uma equipe dO IPHAN para acompanhar a festa e dar continuidade à análise do pedido. Para celebrar a data, as sacadas das casas são enfeitadas com toalhas de renda e crochê, além da comundiade dedicar à confecção dos típicos tapetes que são desenhados nas vias e preenchidos cuidadosamente com pó de serra e areia colorida.
Com quase três séculos de existência, a tradicional “Noite das Lanternas” também faz parte da celebração. Ao anoitecer, as luzes da cidade se apagam e dão lugar à iluminação das velas e lâmpadas que dão vida às lanternas feitas à mão pelos riocontenses. “É uma expericência extraordinária, porque não é só uma fetsa religiosa, você sente que há uma participação da comunidade. É algo cultural”, comentou, encantada, a turista Ana Santos .
O ritual destaca ainda mais a beleza do conjunto arquitetônico da cidade, que é tombado pelo IPHAN. A tradição é passada de geração em geração, conforme explicou a professora aposentada Vanilde Trindade. “Eu cresci fazendo isso, ajudei os meus alunos a ornamentar a cidade e agora eu fico daqui olhando os meus netos ajudando na ornamentação da festa”, disse. Localizada a 214 quilômetros de Vitória da Conquista, o Aeroporto Glauber Rocha tem sido uma das melhores opções aos turistas que vão para Rio de Contas.