Habituados à intensa rotina de planejar ações preventivas de socorro, assistenciais e reconstrutivas e de lidar com as consequências de intempéries como chuvas e calamidades em geral, os integrantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) reservaram o final da tarde da quarta-feira (14) para um momento de confraternização junina com a presença da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e de vários servidores do Governo Municipal de Vitória da Conquista. Com decoração temática, em sintonia com o clima dos Festejos Juninos, o “Arraiá da Defesa Civil” ocorreu na sede do órgão, situada na Rua dos Andrades, nº 115. Ao som do ritmo do forró e em pleno entardecer, depois do expediente de trabalho, eles degustaram comidas típicas das festas de São João: canjica, bolo, quentão, licor, arroz-doce, amendoim, caldo, cocada, maçã-do-amor, pé-de-moleque e até uma buchada de bode. “Nós viemos de três anos consecutivos de muito trabalho e muita luta. Agora, estamos tirando um tempinho para confraternizar, porque também precisamos nos divertir um pouco”, justificou a servidora Zenaide Alves, que trabalha há seis anos na COMPDEC. Ela atua na fiscalização da Operação Carro-Pipa, executada pelo Exército.
Diariamente, lida com os nove caminhões que atualmente fazem parte da operação, levando água a cerca de 80 localidades rurais. “Graças a Deus, fico feliz com todos que estão aqui e agradeço a presença de todos”, exultou a servidora. Depois de cumprir a agenda oficial no Gabinete Civil, a prefeita Sheila Lemos se juntou ao Arraiá. “A Defesa Civil sempre fez um trabalho muito importante. Mas, nos últimos dois anos, eles fizeram o que nunca precisou fazer. No final de 2021 para 2022, e de 2022 para 2023, tivemos chuvas torrenciais no município e a Defesa Civil foi acionada o tempo inteiro”, ressaltou. “A equipe não teve nem Natal, nem dia de Ano Novo em casa para confraternizar com a família, porque eles estavam o tempo todo trabalhando na questão das enchentes no nosso município”, disse ainda a gestora, ao exaltar o momento de diversão desfrutado pelos servidores. “Este é um momento de alegria e descontração, de abraçar os amigos, de falar coisas boas e relaxar um pouco desse trabalho, que é tão árduo e difícil, e que não para independente dos momentos de intempéries. A Defesa Civil está sempre trabalhando”, comentou Sheila. A pausa para a festividade também foi defendida pela coordenadora da COMPDEC, Rosangela Freitas de Jesus, conhecida como Rosa Freitas. “Nós passamos dois finais de ano sem Natal, com as chuvas e tudo.
Agora, foi o momento em que a gente conseguiu parar e fazer este nosso momento de confraternização”, explicou, também mencionando as precipitações que, por seu volume acima do esperado, causaram danos com os quais o Governo Municipal vem lidando até os dias atuais, a exemplo da busca por recursos estaduais e federais para minimizar os prejuízos sofridos pelas famílias atingidas, tanto na zona rural quanto na área urbana. “É um momento de agradecer”, justificou Rosa, complementando: “Aos secretários, à prefeita Sheila Lemos, pela notoriedade que ela vem dando à Defesa Civil, à comunidade e aos parceiros, por estarem sempre presentes e pelo reconhecimento. Fazemos um trabalho de grande esforço que vem com os servidores, todos unidos. Isto vai além do trabalho profissional e da dedicação. É carinho, atenção, amor à comunidade e ao trabalho. Estamos comemorando a vida, a fraternidade. É um momento de gratidão”. É sempre importante relembrar que o telefone de emergência da Defesa Civil é o 199, pelo qual o cidadão pode solicitar ajuda em casos de deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, acidentes com produtos perigosos ou qualquer desastre provocado pela natureza ou pelo ser humano que coloque em risco a segurança da comunidade.