Em visita a Condeúba, nesta terça-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues participou do lançamento do Hospital Agnaldo Pereira, instituição localizada em Vitória da Conquista e presidida pela entidade Voluntários do Sertão. Durante o evento, foi anunciado que o Governo do Estado da Bahia está em processo de contratualização com a unidade, para que, a partir de agosto, possa oferecer serviços oftalmológicos e cirurgias eletivas, reforçando o compromisso com a saúde. O governador expressou a satisfação em apoiar a iniciativa do Hospital Agnaldo Pereira e destacou a importância da parceria entre o Governo e entidades da sociedade civil para garantir serviços de qualidade à população.
“Procuramos os mais diversos parceiros, para garantir uma parceria mais ampla possível. Estou aqui, hoje, celebrando o lançamento desse hospital, pois significa a abertura de mais leitos na Bahia. E a chegada de novos serviços especializados em saúde nos anima. Agora, com a volta do governo Lula, nos estusiasmamos, por que o sistema de saúde se fortalece”, destacou o governador.
Com aproximadamente 800 metros quadrados, o Hospital está dividido em dois núcleos, sendo um dedicado ao atendimento de cirurgias gerais eletivas, com dois centros cirúrgicos e dez leitos de recuperação, com capacidade para executar de 20 a 30 cirurgias por dia; e um outro núcleo de cirurgias oftalmológicas, com um amplo centro cirúrgico, com capacidade de execução de até 400 cirurgias diárias.
A unidade conta ainda com três recepções e quatro consultórios médicos, surgindo como resposta às demandas reprimidas e às necessidades da população que será assistida. A secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, também presente no evento, ressaltou a relevância da ampliação dos serviços oferecidos pela unidade. “A contratação dos serviços é um avanço significativo para a saúde da região. Estamos trabalhando para garantir atendimento integral à população, abrangendo diversas especialidades médicas, regionalizando o serviço e levando atendimento para mais perto da população”, enfatizou a secretária.