Arraiá da Conquista | com a Praça 9 de Novembro, Vadinho fecha os Festejos Juninos com homenagens a Sheila Lemos

Fotos: SECOM | PMVC

Iniciado no dia 12 de Junho, Dia dos Namorados, o Arraiá da Conquista foi encerrado nesta sexta-feira (30), com as últimas atrações a se apresentarem na Praça 9 de Novembro: Vadinho Barreto, a Quadrilha Junina Boa Vontade e Erlan Forrozão. Incluindo as quatro noites de shows no Centro Cultural Glauber Rocha, entre os dias 20 e 23, o evento transcorreu como a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade gosta: “foi Arraiá do Santo Antônio ao São Pedro”. Homenageada e convidada a subir ao palco por Vadinho Barreto, a prefeita ouviu “Parabéns a você” e agradeceu ao público por lotar ambos os espaços do evento em quase todas as noites. “Quem está de parabéns são vocês, os conquistenses e os que foram conquistados por Vitória da Conquista. O sucesso desta festa só foi possível por conta de vocês”, afirmou Sheila, que acab acaba de completar 51 anos, antes de fazer os agradecimentos também aos responsáveis pela organização do evento e aos comerciantes que forneceram as comidas e bebidas típicas, enquanto os visitantes dançavam entre as casinhas de taipa da Vila Junina.

“Está feito o compromisso. Ano que vem, teremos de novo a festa, do Santo Antônio ao São Pedro”, garantiu a gestora. Depois de falar à plateia, a prefeita ainda ouviu uma última homenagem de Vadinho Barreto. “Você não vai sair sem ouvir Beleza Alagoana”, disse o músico, cantando a música em seguida. O clima de tranquilidade que perdurou em todas as noites também foi ressaltado por , Eugênio Avelino Lopes Souza, o Xangai, secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. “O melhor disso tudo é que reinou a alegria, paz, animação. É isso que a gente pretende e deseja na festa joanina, que é a melhor festa do Brasil”, avaliou.

“Quero felicitar todos os conquistenses, todos os artistas, toda a equipe da Secretaria de Cultura e a nossa distinta e querida prefeita Sheila Lemos”, acrescentou Xangai. Além de puxar o coro de “parabéns” para a prefeita, Vadinho também elogiou os artistas que estiveram no palco da praça Nove de Novembro. “Todos os músicos que passaram por aqui, foi cada um melhor que o outro”, definiu. Nisso, ele inclui o último artista a se apresentar no Arraiá da Conquista: Erlan Forrozão, que trouxe um show “eclético”, como ele próprio definiu. “Fico bastante lisonjeado por poder contribuir com este evento maravilhoso que a Prefeitura vem abrilhantando a cada ano que passa. E hoje, procuro agradar do mais novo ao mais velho. A cada um que está lá, de Gonzagão até a geração Tik Tok”, explicou o músico, cujo repertório incluiu desde Luiz Gonzaga, Gal Costa e Fagner até Tarcísio do Acordeon, Wesley Safadão e Xand Avião.

Entre os shows de Vadinho Barreto, como é conhecido Valdevi Barreto Lemos Filho, e Erlan Forrozão, houve espaço para a apresentação da quadrilha Boa Vontade, formada há treze anos no povoado de Rancho Alegre, a 24 quilômetros de Vitória da Conquista. Adepta do estilho tradicional de quadrilha e com doze casais sob a narração de Fabrício de Oliveira, a quadrilha entreteve o público durante aproximadamente quarenta minutos. Foi a primeira vez que o grupo se apresentou fora de sua região de origem. “É uma coisa maravilhosa e uma oportunidade única”, disse Jocélia Paiva, uma das integrantes. Em plena noite de encerramento, houve quem dissesse já sentir saudades do Arraiá da Conquista.

Entre os saudosos do evento, inclui-se a assistente de serviços gerais Adriana Chaves, 37 anos. Conquistense, ela mora há oito anos em Salvador, mas fez questão de voltar à terra natal para curtir as festas juninas.  “Em qualquer lugar que eu estou, época de São João tem que ser em Conquista. É o melhor São João que tem para mim. Estive no Glauber Rocha, também, e foi muito bom, muito organizado”, disse Adriana, encerrando: “Já estou pensando em estar de volta no próximo ano”. Outra que lamentou o encerramento do Arraiá foi a balconista Fabiana Carvalho, também de 37 anos. “Está incrível, tudo lindo e bem organizado. Acho que também tinha que ter amanhã e domingo, porque o pessoal tá de boa”, comentou. A irmã de Fabiana, a assistente social Vanusa São Silvestre, 40 anos, mostrou-se igualmente empolgada com as atrações do evento junino organizado pela Prefeitura. “Sempre que venho do trabalho, dou uma passadinha para ver. Tomo um quentãozinho e danço aquele forrozinho. Já estou com saudades, porque o único lugar que eu vim para curtir foi a praça, mesmo. As atrações foram muito interessantes”, contou Vanusa.


Os comentários estão fechados.