Após quatro meses de aula, 36 mulheres foram certificadas nos cursos de Estética e Beleza pela Comunidade de Assistência Social Beleza e Saúde. A solenidade de entrega dos certificados, realizada na manhã da terça-feira (11), no Planetário Professor Everardo Publio de Castro, em Vitória da Conquista. “A CASBS é formada de pessoas abnegadas que se doaram ao projeto e hoje 36 pessoas saem desse curso com certificado, com uma profissão. E isso é muito importante, pois o trabalho dignifica o ser humano”, declarou a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. A prefeita ainda falou da alegria que teve quando a instituição propôs essa parceria.
“Fiquei muito feliz porque sei que essa ação transforma a vida das pessoas verdadeiramente. O nosso trabalho é fazer com que a vida daquela pessoa que mais necessita mude; então essa transformação é o que nos incentiva”. E isso realmente é o que está acontecendo com Tainan Oliveira, de 23 anos. Ela fez o curso de designer de sobrancelhas e neste dia recebeu o seu primeiro certificado num curso profissionalizante.
Tainan relembrou as dificuldades enfrentadas, da determinação em concluir o curso e da alegria de estar com seu certificado. “Para mim é uma conquista estar me formando em designer de sobrancelhas, e poder realçar o olhar das mulheres. Vou levar este certificado com muito carinho, colocar em minha sala, olhar todos os dias e falar assim ‘é uma conquista, mas tem muito caminho”.
E é a partir desse aprendizado que a jovem pretende ter sua primeira experiência de trabalho. Girlane Silva dos Santos, do Loteamento Miro Cairo, também não tinha uma profissão e agora sai com o certificado de conclusão do curso de limpeza de pele. “Vou uma oportunidade maravilhosa. Eu inclusive amei o curso. Só tenho que agradecer a José Carlos [presidente da CASBS] e a Prefeitura também por essa parceria”.
Durante a solenidade, o presidente da CASBS, José Carlos Pereira, falou um pouco do trabalho realizado, incentivou as alunas a continuarem se aperfeiçoando nas áreas de formação e montando seu próprio negócio em casa, como ele, que também é cabelereiro, fez. Por fim, agradeceu: “obrigada de coração aos voluntários, à Prefeitura que tem feito a diferença na vida de quem mais precisa e está ampliando essa parceria para atender às famílias mais necessitadas”. A parceria é realizada por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). A associação tem quatro anos de existência e atende famílias de baixa renda de Anagé e de Vitória da Conquista.