O mercado de trabalho para Psicologia está em crescimento, pois a demanda por profissionais qualificados nessa área está aumentando. Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a procura por psicólogos cresceu 25% nos últimos cinco anos. Essa tendência deve continuar nos próximos anos, pois o número de pessoas que precisam de atendimento psicológico só expande. O aumento da conscientização sobre a importância da saúde mental é um dos principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado, ressalta o psicólogo e mestre em Psicologia: Cognição e Comportamento, Lucas Matias Felix. “Cada vez mais pessoas estão percebendo que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que é preciso buscar ajuda quando se está enfrentando problemas psicológicos”, disse. Essa crescente conscientização sobre a importância da saúde mental tem gerado diversas oportunidades profissionais, destaca Lucas. “Eles podem atuar em diferentes áreas, como clínica, saúde, educação, organizações e pesquisa. Uma diversidade de possibilidades que permite aos graduados explorarem campos que estejam alinhados aos seus interesses e paixões”. Ele pontua que outros fatores contribuem também para o crescimento do mercado de psicologia, como o envelhecimento da população e a complexidade do mundo moderno. “O Brasil é um país com uma população que está envelhecendo rapidamente, e os idosos são uma parcela significativa do mercado de busca por serviços de saúde mental. Outro ponto é que as pessoas estão vivendo em um mundo cada vez mais acelerado e competitivo, e isso pode levar a um aumento do estresse, da ansiedade e de outros problemas psicológicos”, completou Lucas Matias, que também é professor e coordenador do curso de Psicologia da UniFTC, em Vitória da Conquista. Lucas frisa que um bom psicólogo deve possuir uma combinação de habilidades e características essenciais que precisam ser prioridade da instituição de ensino durante a graduação. “Ao longo do curso, a UniFTC desenvolve competências e habilidades essenciais, como empatia, comunicação eficaz, habilidades de avaliação e diagnóstico, competência cultural, ética profissional, pensamento crítico e habilidades analíticas, além do autogerenciamento e autocuidado”.
Tecnologia de ponta
Diversos recursos e ferramentas tecnológicas são utilizados para aprimorar o aprendizado dos alunos. Um dos destaques são os laboratórios de neuroanatomia, onde os estudantes têm acesso a equipamentos e materiais específicos para o estudo da estrutura do sistema nervoso, auxiliando na compreensão dos fundamentos neurobiológicos da Psicologia.
“Contamos ainda com a estrutura da policlínica, um espaço inter e multidisciplinar que possibilita a realização de práticas integradas com outras áreas da saúde. Essa estrutura proporciona um ambiente propício para a vivência de situações reais de atendimento, permitindo a colaboração e troca de conhecimentos entre os alunos de diferentes cursos”, afirma o professor.
Por meio das metodologias ativas, completa Lucas, os alunos são estimulados a serem protagonistas de seu próprio aprendizado, participando ativamente das aulas e envolvendo-se em atividades práticas, discussões em grupo, estudos de caso e simulações. “Desde o início do curso, eles são inseridos em um ambiente que valoriza a integração entre diferentes áreas da saúde, aliando teoria e prática, permitindo uma visão ampla e colaborativa na atuação profissional”.
Matriz curricular
Com uma abordagem interprofissional e multiprofissional, a UniFTC promove uma formação abrangente e alinhada às necessidades e tendências atuais da área da Psicologia. O projeto pedagógico prioriza inserção direta da Psicologia na saúde, início dos estágios básicos no terceiro semestre, curricularização da extensão e ênfases de estágios alinhados com as evidências científicas e demandas do mercado de trabalho.
“Além de oportunidades de aprendizado em sala de aula, os estudantes vivenciam práticas supervisionadas, estágios clínicos e envolvimento em pesquisas. O objetivo é formar psicólogos preparados para enfrentar os desafios da carreira profissional, oferecendo-lhes uma sólida base de conhecimentos teóricos, habilidades práticas e uma mentalidade profissional ética”, concluiu o coordenador do curso de Psicologia da UniFTC Vitória da Conquista.