A Secretaria Municipal de Educação entregou na tarde desta quinta-feira (20), a Escola Municipal Padre Isidoro, que atende 530 alunos da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade de ensino é sede do Círculo Escolar Integrado (CEI) da Estiva, que inclui ainda quatro turmas de EJA formadas por 63 pessoas que cumprem pena no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, sendo atendidas por professores da Rede Municipal de Ensino. A construção ganhou forro em todos os cômodos, a fim de evitar problemas que antes afligiam professores e estudantes, como poeira, fuligem de queimadas, folhas secas e insetos. Também foram feitos reparos no telhado, substituição de portas e fechaduras, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, instalação de revestimento cerâmico nas paredes, com apoio do caixa escolar da unidade, além de reparos em alvenaria, pintura geral e confecção de novo letreiro. Todas as salas receberam aparelhos de ar-condicionado, que poderão começar a funcionar assim que a capacidade das instalações elétricas da escola for reforçada O investimento total foi de R$ 171.240,14.
“Tudo isso é muito importante, porque não é somente de professores que a escola é formada”, registrou Sheila, lembrando os servidores de outros setores, a exemplo dos responsáveis pelo transporte escolar, e também os familiares dos alunos, que formam o amplo contingente ao qual se chama de comunidade escolar. “Uma estrutura física ajuda na aprendizagem. E é isso que a gente traz”, disse a prefeita. “Quando você traz este ambiente confortável, tanto para quem está trabalhando quanto para quem está estudando, é claro que o aprendizado será diferenciado”, complementou. O secretário Edgard Larry Andrade Soares, informou que os novos fardamentos não se limitam à Escola Municipal Padre Isidoro. “Isso será extensivo a toda a Rede de Educação de Vitória da Conquista, a partir de amanhã, em todas as escolas”, anunciou Larry, reforçando:
“O Governo Sheila Lemos tem tido um olhar especial para a educação municipal”. Sheila falou ainda sobre o escovódromo, novo espaço onde os estudantes da Padre Isidoro podem cuidar da higiene pessoal, e a criação de um meliponário formado por abelhas sem ferrão, o que poderá servir para os alunos como possível fonte de renda extra, caso se interessem por atuar profissionalmente nesse tipo de cultura. O diretor do CEI de Estiva, Alexandre Botelho, reforçou o que disse a prefeita a respeito da importância do conforto para que o processo de ensino e aprendizagem seja bem-sucedido. “Para nós que trabalhamos na área da educação, é um princípio básico trabalhar de forma mais confortável. Então, é importante que uma estrutura esteja bem montada e reformada, para que, cada vez mais, os alunos estejam num ambiente adequado. E também para que os professores fiquem à vontade para trabalhar nesse espaço”, explicou Alexandre.
O diretor assegurou ainda que “a comunidade fica alegre em ver este espaço”, o que foi confirmado, por exemplo, pela comerciante Ana Paula Vieira. “Muito bonita e bem feita. Gostei da reforma. É coisa de qualidade, mesmo. Muito bom para os alunos estarem num lugar apresentável”, elogiou. O marido de Ana Paula, o também comerciante Alex Moreira, concordou. “A construção dessa escola já havia sido uma coisa muito boa. E a reforma, agora, reforça o compromisso do Governo Municipal com a comunidade”, avaliou. O filho dos dois, Arthur, atualmente cursando o 6º ano do Ensino Fundamental, gostou especialmente da instalação dos aparelhos de ar-condicionado. “Era muito calor dentro das salas”, relembrou o aluno. Outro morador do Povoado de Estiva, o pedreiro Edvaldo dos Santos Filho, cujos quatro filhos passaram pela Padre Isidoro, avaliou a qualidade do trabalho feito pelo Governo Municipal. “Foi uma das melhores coisas que aconteceu para nós. Graças a Deus, a prefeita está de parabéns por essa iniciativa. Nossa escola estava precisando dessa reforma”, disse Edvaldo.