A desatenção com a “População em Situação de Rua” reflete com o cenário que se vê por todos os cantos da Joia do Sertão Baiano. Não tem um Censo Populacional, mas dados do “Movimento da População em Situação de Rua” apontam mais de trezentos indivíduos. Além do grupo que habita na Praça Barão do Rio Branco, Estação Herzem Gusmão e Mercado Municipal da Zona Oeste, uma situação que chama a atenção está na Rua Sifredo Pedral Sampaio, em frente ao premiado Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No Bosque de Eucaliptos o Cãodomínio que seria destinado para abrigar cães agora serve como abrigo para dois homens. Um deles veio de São Paulo e o outro de Floresta, em Pernambuco.
Na noite da sexta-feira (28) os dois amigos faziam um churrasco com restos de carne que recebem de doações em açougues. O receio de Luciano e Diego é a de que o Governo Municipal de Vitória da Conquista decida em remover o equipamento, pois o Abrigo Municipal, também baseado em informações do “Movimento da População em Situação de Rua”, está sem vagas. Essa é uma questão que deve ser observada com urgência pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.