Uma importante ordem de serviço foi assinada na manhã desta segunda-feira (31): a construção da nova sede da Unidade de Saúde da Família Patagônia. A obra será iniciada de forma imediata e tem previsão para ser entregue até janeiro. O investimento de R$ 912.100,00 provém de emenda parlamentar do deputado federal Arthur de Oliveira Maia da Silva (UB-BA), articulada pelo vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, do Movimento Democrático Brasileiro. O ato de assinatura foi realizado em frente à atual Unidade de Saúde e contou com a presença da comunidade local, de vereadores e representantes do Governo Municipal de Vitória da Conquista.
A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade ressaltou que em visita anterior à atual sede da unidade, ela já tinha constatado que o espaço não atendia confortavelmente à comunidade e, por isso, foram buscados recursos em Brasília para viabilizar uma sede própria. “É um bairro enorme, antigo e a maior população de Vitória da Conquista está concentrada aqui. O serviço aqui prestado é de qualidade, mas a estrutura física é muito pequena e não é adequada nem para quem trabalha, nem para quem é atendido, por conta da grande quantidade de moradores. Então o recurso chegou e, graças a Deus, podemos cumprir o compromisso que fizemos”, afirmou a gestora. O vereador Luís Carlos Dudé, reiterou que o Patagônia há muitos anos ansiava por uma unidade própria, que oferecesse melhores condições de atendimento.
Morador do bairro Patagônia há 55 anos, seu José Alves afirmou que a construção da nova sede é uma grande conquista. “Pra mim é uma grande alegria ouvir isso, porque a população do Patagônia precisa, né? Nem só o Patagônia, como Conquista toda. A gente fica muito feliz com essa presença pra cuidar das pessoas. Vai melhorar pra nós, com fé em Deus!”, disse seu José. Mesmo sentimento foi expressado por dona Lúcia de Fátima, que acompanhou o momento da assinatura da ordem de serviço da porta de sua casa: “A melhor coisa que aconteceu foi essa unidade aqui no nosso bairro!”, comemorou. Rute Paiva, moradora e presidente do Conselho Local de Saúde, disse estar muito feliz e já ansiosa pelo dia em que será feita a mudança para a nova unidade. “Agradecer a Prefeitura, que ouviu a nossa comunidade, as reclamações, porque aqui é muito pequeno. Lá eu sei que vai ser melhor ainda, mais bonita. É um sonho que já está se realizando”, ressaltou.
O secretário municipal de Saúde, Vinícius de Brito Rodrigues, reforçou que a USF trará mudanças significativas na melhoria da assistência. “Vai ser uma unidade ampla, bonita e moderna que permitirá esse atendimento à população desse bairro tão importante. A unidade antiga já chegou no seu limite, cheia de adaptações e, de fato, a gente vai ter uma unidade própria, feita para ser equipamento de saúde, com todos os padrões”, pontuou o secretário. Na oportunidade, mais uma edição do projeto Saúde em Todo Lugar também foi realizada durante toda a manhã na unidade, ampliando a oferta de serviços de saúde.