A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) realizou, na tarde desta terça-feira (1) a Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos, após o recesso parlamentar do mês de julho. O ato, que contou com a presença de 53 dos 63 deputados, foi comandada pelo presidente em exercício José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, já que o presidente Adolfo Menezes ainda se encontra em viagem ao exterior.
Praticamente todos os deputados ocuparam a tribuna para se pronunciar, com críticas reiteradas, de membros da situação e da oposição, ao Planserv [Plano de Assistência a Saúde do Servidor Público Estadual] e à atuação da ViaBahia Concessionárias de Rodovias, inclusive com pedido de instalação de Comissão parlamentar de inquérito (CPI).
Como os deputados já haviam votado antes do recesso a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que definiu o orçamento do estado para o próximo ano, a Casa volta aos trabalhos na expectativa de receber projetos do Executivo, com destaque para o PL que isenta de IPVA [Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores] os proprietários de automóveis elétricos de até R$ 300 mil.
“Retomamos os trabalhos da Casa com muita vontade. Será um semestre de bastante atividade, como já demonstraram os discursos das deputadas e deputados que subiram à tribuna. As Comissões, que dão início ao processo legislativo, já se reuniram hoje, com a aprovação de muitas audiências públicas e sessões itinerantes nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança e agricultura”, destaca o presidente em exercício da ALBA, deputado Zé Raimundo.