Com o objetivo de debater alternativas para melhorar a eficiência do Sistema Regulatório Hospitalar, ocorreu nesta quarta-feira (2) uma reunião entre a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). “Como eu falei com o governador, temos que enfrentar e resolver esse problema grave que é a regulação que, na verdade, é um problema de todos nós.
Eu quero participar efetivamente da resolução e acrescento que a UPB fez questão de ir a São Paulo para estudar a questão. Estamos à disposição para unir prefeitas e prefeitos no sentido de trabalhar para a resolução da regulação”, declarou o presidente da UPB, prefeito José Henrique Silva Tigre [Belo Campo], ao acrescentar que a recorrência do problema é o que angustia os gestores. A secretária Roberta Silva de Carvalho Santana reafirmou não ser possível discutir a regulação sem a regionalização da saúde. “A gente tem muita coisa em andamento, incluindo a estruturação de rede de autossuficiência das macrorregiões”, antecipou. Roberta Santana acrescentou, ainda, o interesse do governador em ampliar o apoio aos municípios para a melhoria da atenção básica, com o objetivo de evitar complicação de casos que chegam a urgência e emergência.
Na oportunidade, a titular da pasta da saúde do estado convidou a UPB para fazer parte do grupo técnico interno da secretaria que está discutindo ações de melhoria no sistema da regulação. Vão integrar o grupo de trabalho da Sesab o superintendente da UPB, Elve Cardoso Pontes, o prefeito Wekisley Teixeira Silva [Encruzilhada] e a coordenadora de Informações Municipais, Jacira Cavalcanti.