A primeira semana do Mutirão Municipal de Renegociação de Dívidas, realizado pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), foi encerrada na sexta-feira (4), com um saldo positivo. Ao todo, 450 pessoas compareceram ao Centro Glauber Rocha, onde a ação acontece, para obter informações, tirar dúvidas ou solicitar renegociação de dívidas. Em apenas quatro dias foram registrados 272 pedidos de renegociação.
Desse total, 110 casos foram renegociados, 11 pedidos de renegociação estão classificados como pendentes, pois são casos mais complexos que aguardam proposta dos credores. Jaqueline Brito, que mora no Ibirapuera, soube do mutirão por meio das redes sociais e não perdeu tempo, fechando acordo com uma instituição financeira. “Já tinha um tempinho bom sem poder fazer uma compra, então foi uma benção. Não foi um bom negócio, foi um ‘negoção’. Eu ganhei um presente para um milhão de anos”, declarou com entusiasmo e ainda fez um convite a outras pessoas com dívidas: “Não perca tempo, venha mesmo pra cá. Uma equipe maravilhosa”. Geraldino Moreira também aproveitou a oportunidade de resolver pendências. Ele se deslocou do Senhorinha Cairo ao Glauber e fechou o acordo com a Embasa. “Gostei. Fui bem atendido. Valeu a pena”, resumiu.
O mutirão continua até quinta (10), das 9 às 17 horas. Além dos consumidores contatarem, por meio do telefone e com o auxílio dos técnicos e estagiários do Procon, diferentes empresas da cidade e de outros municípios do país, eles podem negociar com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), Coelba Neonergia, Caixa Econômica Federal e Banco Santander, o Banco do Nordeste também estará das 9 às 16 horas, no Centro Glauber Rocha.