Nesta terça-feira (15), a comunidade católica se reuniu no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, para celebrar a Padroeira de Vitória da Conquista, Nossa Senhora das Vitórias. As festividades tiveram como tema “Maria, modelo de vocação, testemunha na missão”. Católica, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade enalteceu essa celebração, que é uma manifestação de fé. “Essa é uma data muito importante para nós, católicos. É um momento no qual pedimos a Maria que cubra Vitória da Conquista com seu manto sagrado e que traga somente bênçãos para a nossa cidade, muita saúde e paz para todo o nosso povo”, declarou. Segundo o arcebispo Dom Josafá Menezes da Silva, as festividades retomam uma tradição dos antepassados.
“Tradição de apresentar grandes homenagens a Nossa Senhora das Vitórias, reconhecendo que ela é uma mãe generosa, amorosa para o povo de Vitória da Conquista”, afirmou. A missa festiva deste dia 15 e que encerrou a programação em comemoração à padroeira, foi presidida por Dom José Carlos Souza, da Arquidiocese de Montes Claros, Norte de Minas Gerais. “Venho com alegria para esse momento importante de festa. Estar aqui significa trazer a Igreja do Norte Mineiro e nos mostrarmos sempre capazes de rezar juntos e de servir juntos”, disse.
Os presidentes das alas masculina e feminina da Comissão de Festa da Padroeira, Albano Silva Carvalho e Irma Lemos dos Santos Andrade, agradeceram a parceria da Prefeitura na realização da festa. “Gostaríamos de expressar nosso agradecimento à Prefeitura. A gente se sente extremamente feliz, satisfeito e agradecido por essa parceria, visto que a festa é da cidade”, destacou Albano. “Queremos agradecer a Prefeitura pelo apoio dado a essa festa tão grandiosa, que é a festa de Nossa Senhora das Vitórias, principalmente, no que diz respeito à iluminação da Praça Tancredo Neves, onde está localizada a Catedral”, completou dona Irma. Ao final da celebração os fiéis saíram em procissão em direção à Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias.