O Conecta Bahia, programa executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), tem como objetivo primordial a promoção da inclusão digital ao fornecer acesso gratuito à Internet. Nesta quarta-feira (6), a ação alcançou mais uma localidade, Itarantim, no Centro Sul Baiano. Agora, os moradores e visitantes podem acessar o Wi-Fi gratuito na Praça Luís Viana Filho, no Centro.
A iniciativa, que conta com investimento de R$ 11,2 milhões, já instalou 375 pontos em mais de 180 Cidades Baianas. Ao oferecer gratuidade, o Conecta colabora com a diminuição da desigualdade social, uma vez que nem todas as pessoas possuem recursos para adquirir um plano de dados. Atualmente, a SECTI trabalha na expansão do programa, o que vai levar conectividade também para distritos e povoados, bem como Comunidades Tradicionais e Povos Originários. Marcius Gomes, chefe de Gabinete da SECTI, que representa o secretário André Joazeiro na entrega, destaca a importância da iniciativa.
“Estamos felizes por entregar mais um ponto do Conecta Bahia. Esse é um programa do governo de Jerônimo que busca dar acesso à conectividade às pessoas que mais precisam. É uma política de inclusão. Eu diria que depois do Água Para Todos e Luz Para Todos, a questão da conectividade é uma agenda de direito social que iremos atender nos próximos anos”.