7 de Setembro | Entidades Civis e Militares fortalecem a tradição cívica em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Mais uma vez, Vitória da Conquista honrou a tradição e colocou milhares de pessoas nas ruas para o Desfile Cívico do 7 de Setembro, em homenagem aos 201 anos de Independência do Brasil. Com o tema “Conquista Acolhedora. Nossa Cidade é sua Cidade”, o cortejo saiu da Avenida Brumado rumo à Avenida Presidente Dutra, na manhã desta quinta-feira (7), e a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade prestigiou a cerimônia ao lado de autoridades públicas. “São 201 anos de independência do nosso Brasil, a nossa pátria amada Brasil. E nós aqui, no segundo ano, fazendo o desfile pós-pandemia, na Avenida Integração. Um desfile lindo, que traz as figuras dos imigrantes que fizeram Vitória da Conquista, construíram essa Cidade a várias mãos.

Então Vitória da Conquista é uma Cidade acolhedora, todos que aqui chegam fazem parte dessa Cidade, e isso é o que demonstramos nesse lindo desfile”, afirmou a prefeita. Como de costume, a ala dos militares abriu o cortejo, logo após o coronel Ivanildo da Silva fazer a tradicional revista à tropa. Em seguida, a Associação de Ex-Combatentes do Brasil iniciou a marcha pelo circuito, seguido pelo Tiro de Guerra 06/006, Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinôco, Núcleo de Veteranos da Polícia Militar mais oito alas representando os Grupamentos Militares. A Guarda Civil Municipal, o Clube dos Desbravadores Aventureiros da Igreja Adventista do 7º Dia e o Grupo Escoteiro Duque de Caxias se apresentaram logo depois.

Em seguida, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) levou 17 alas para a rua, com participação de mais de 1.800 alunos de 24 unidades escolares. A agente comunitária Maria de Fátima Santos foi para a avenida acompanhada da neta, Valentina, de 9 anos. O outro neto estava desfilando na banda da Polícia Militar. “Para nós, é um orgulho ser patriota e estar aqui, passando pra minha netinha que temos que torcer pelo nosso Brasil, por um Brasil melhor, e continuar com essa festa linda”, disse. Alessandro Dias é policial e costumava desfilar no 7 de setembro, mas neste ano ele esteve como expectador, para acompanhar a apresentação do filho. “Muito importante, a pessoa tem que ser patriota e prestigiar uma data tão importante para o nosso país”, contou.

7 de Setembro | Entidades Civis e Militares fortalecem a tradição cívica em Vitória da Conquista

Acompanhado da esposa, Miriam, e do filho caçula, Luan Levi, o vigilante Joilson Teixeira também marcou presença já bem cedo na avenida. A família não queria perder o desfile de Valentina, a outra filha do casal, que saiu no grupo dos Desbravadores. “Precisa ter essa marcha, esse lembrete, que a gente tem uma importância para o Brasil. E é um modo de demonstrar o patriotismo”, avaliou. O cortejo também contou com alas do Sesc, do Instituto de Educação Euclides Dantas, órgãos da maçonaria, Clube dos Carros Antigos e Clube do Fusca, Projeto Desperta Debora, Associação de Pastores Evangélicos das Igrejas de Vitória da Conquista (APEVIC) e Grito dos Excluídos.


Os comentários estão fechados.