Começou nesta segunda-feira (11), a V Conferência Municipal de Cultura de Vitória da Conquista. O encontro, que reúne representantes de diversos setores culturais e da população em geral, discute a temática “Cultura e democracia no Sertão da Ressaca”. Na abertura da conferência, realizada no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino Lopes Souza, o Xangai, destacou a importância da iniciativa.
“O papel da gestão municipal é ouvir o que cada um tem para propor, pois é assim que se constrói, é com o debate, com as divergências e concordâncias”, disse. O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Jeremias Macário de Oliveira, apresentou expectativas positivas quanto aos resultados do encontro. Para ele, uma das maiores conquistas da conferência será a criação do Plano Municipal de Cultura.
“Com a criação de uma lei aprovada pela Câmara Municipal, todos os prefeitos e prefeitas terão que cumprir”. Para o músico Alex Baducha, a conferência é mais um momento para a classe artística unir forças para pensar o presente e também se direcionar em relação a projetos futuros. Já a artista do ramo de artesanato, Bartira Hitakiã, é um privilégio discutir questões ligadas ao acesso à cultura.
Bartira também ressaltou que este é um importante momento para a classe artística externar anseios e dificuldades com o objetivo de melhorar e democratizar a cultura conquistense”. A Conferência de Cultura segue até esta terça-feira (12), às 12 horas, com discussões de propostas para a área, palestra sobre cultura e democracia no Sertão da Ressaca, com o professor Itamar Aguiar e eleições dos representantes do Conselho Municipal de Cultura para o Biênio 2024-2025 e para as Conferências Territorial e Estadual de Cultura.