O Governo Municipal de Vitória da Conquista recebeu, nesta segunda-feira (25), empresários de vários setores, representantes de instituição de ensino e do Parlamento Municipal para tratar da revitalização do Centro da Cidade. Em duas horas e meia de reunião, todos tiveram oportunidade de expor suas ideias e propor soluções para os problemas relacionados ao Centro Comercial e Bancário.
A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade fez um breve histórico do projeto de revitalização do Centro, realizado há seis anos, quando presidia a Câmara de Dirigentes Lojistas. “A gestão municipal adaptou o projeto fazendo o que era possível, a exemplo das alamedas, e a revitalização, em parceria com a CDL, da Praça Nove de Novembro”, disse. Segundo Sheila, a ideia é aplicar as sugestões apresentadas.
“Tem muita coisa que dá para fazer, mas outras precisam de adaptações. Nós do Poder Público precisamos olhar o todo e a parte mais frágil”, ponderou a gestora. A prefeita também explicou que algumas mudanças poderão ser questionadas, mas será necessário fazer uma campanha educativa. “Precisamos trabalhar juntos essas ações e queremos melhorar o Centro para que permaneça por muito tempo.
Nos preocupamos com o Centro. Vamos lutar por nossa cidade pois podemos fazer muito por ela que já é a melhor cidade da Bahia para se viver e a segunda do Nordeste”, enfatizou. O empresário Ubirajara de Carvalho Gil comentou que todas as intervenções de hoje foram necessárias e para que uma revitalização aconteça é necessária uma ampla discussão com a sociedade. “É um assunto do interesse de todos.
Não será uma solução rápida, mas vamos nos unir nesta mobilização. Estamos todos de parabéns, pois tiramos um tempo de nossas vidas para debater a cidade onde vivemos e empreendemos”, disse. Para o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira Neto, o projeto vai avançar com a união do Executivo, Legislativo, empresários e toda a sociedade. “Eu percebi que vem muita coisa boa pela frente. Estamos aqui olhando para um novo horizonte. Uma cidade cada vez mais bonita, uma cidade para pessoas”, disse. Acompanhado por professores de Arquitetura e Engenharia da Faculdade Independente do Nordestes, o diretor Ítalo Silva Brito, salientou que é função também da instituição de ensino participar da transformação social.
“E para a FAINOR está aqui é se inserir na rota do desenvolvimento local, contribuindo com o seu corpo técnico, docente e com o engajamento dos seus alunos, na dimensão extensionista, para o bem comum da comunidade”. Para a empresária Leila Lima, a reunião foi proveitosa. Ela salientou que é necessário ter um olhar diferenciado para o pedestre e concordou com a sugestão da prefeita em alargar as calçadas e embelezar o Centro. O assunto será aprofundado entre os setores presentes e os Poderes Executivos e Legislativo. Isso porque o Governo Municipal de Vitória da Conquista sugeriu uma próxima reunião para daqui um mês, tempo necessário, segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Apolinário Yoshiura, para a realização de um estudo técnico da área em questão.