Neste domingo(1º), eleitores foram as urnas para eleger os 15 conselheiros que atuarão em defesa dos direitos da criança e do adolescente pelos próximos quatro anos. Coordenada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), este ano, pela primeira vez, a eleição aconteceu em dois locais: no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito e no Instituto de Educação Euclides Dantas. Segundo o presidente do COMDICA, Joab Silva Oliveira, esse foi o momento de escolher aqueles que vão, de fato, tornar realidade o que está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Tivemos um movimento grande nos dois colégios e estamos felizes em ver que a população compareceu para a votação” declarou Joabe. Os eleitores escolheram entre os 29 candidatos que foram aprovados na prova escrita. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias Alencar Lima, o Conselho Tutelar é um órgão de extrema importância no fortalecimento da política de direitos humanos no município.
“Por isso, a escolha do conselheiro e da conselheira tutelar implica em várias dimensões e é muito importante que as pessoas tenham consciência de que a escolha desses conselheiros traz uma série de consequências para a vida de muitas crianças e adolescentes, como também para a própria política de atendimento aos direitos da criança e adolescente no município” explicou Michael.
Lígia Soares, moradora do Patagônia, aproveitou o dia de domingo para votar na eleição do conselho tutelar. Segundo ela, o conselheiro tutelar é fundamental para a proteção das crianças e adolescentes. “Temos visto o aumento dos casos de crianças violentadas até pelos pais, violentadas de um modo geral, por conta do aumento do consumo de drogas, de álcool, dessas coisas todas. Então, eu concordo que é muito importante a gente vir hoje para essa votação. Estamos juntos aí e vamos fiscalizar o trabalho daqueles que forem eleitos pelo nosso voto”, ressaltou.