Uma força-tarefa está mobilizada desde a madrugada desta sexta-feira (6) para desmontar de forma parcial e temporária a estrutura da Oktoberfest Blumenau. Conhecida como a maior Festa Alemã das Américas, a comemoração foi suspensa até a próxima semana após a previsão de cheia no Vale do Itajaí. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso especial sobre o risco muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações. O alerta segue até domingo (8).
Os trabalhos para desmontar a estrutura tiveram início às 3h, assim que os pavilhões da Vila Germânica foram fechados, depois de um dia de evento. Mesas, bancos, móveis, itens de decoração estão sendo retirados dos espaços. Além disso, a operação incluiu a retirada de aparelhos de som e eletrônicos, totens de autoatendimento e estruturas energizadas.
Dentro das lojas produtos foram guardados. A festa entrou para a 38ª edição na quarta-feira (4), com a abertura do primeiro barril de chope no parque. Na quinta, o evento seguiu normalmente. A previsão é que sejam retomadas na terça-feira (10). Segundo o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, o Rio Itajaí-Açu subiu 7 metros em menos de 24 horas nesta semana. Essa edição do Oktoberfest de Blumenau, que ocorre há 39 anos, foi a primeira da história, a ter datas suspensas após a cerimônia de abertura.