Estudantes do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, promoveram ações de Educação Ambiental na Escola Municipal Orlindo Nogueira, em Mortugaba. A proposta da atividade envolveu dois componentes curriculares optativos: Educação Ambiental, sob a responsabilidade da professora Patrícia Belini Nishiyama, e Manejo e Conservação da Biodiversidade, com o professor Ricardo Evangelista Fraga. As ações reuniram discentes de Ciências Biológicas, Nutrição e Biotecnologia e teve como objetivo a conscientização acerca da biodiversidade, aspectos do tráfico de animais silvestres, o incentivo à não captura e apresentar o trabalho do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).
Na Escola participaram alunos desde o ensino infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental II. Foram oportunizados diferentes momentos, como: a apresentação de uma peça teatral autoral sobre a história de tráfico de tucanos, abordando desde a captura indevida, até a apreensão, acolhimento pelo CETAS e reintrodução em local apropriado. Também houve a exposição de animais taxidermizados oriundos de apreensões e doados pelo CETAS.
Antes do retorno à Universidade, recebemos o relato do pai de Esther Nogueira, aluna do Ensino Infantil. Ele nos contou que a sua filha no final da reunião da Igreja, pediu para falar com os membros, utilizando um ramo de flores como microfone para explicar sobre as atividades realizadas na escola e a importância de cuidar dos animais silvestres. Além disso a mesma pediu ao pai para levá-la para se despedir das alunas Alice Oliveira e Anna Jullie Veiga que ficaram responsáveis pela turma dela no dia da ação.
Em entrevista concedida ao aluno Gabriel Prado, a diretora da Unidade Escolar, Aline Amaral de Oliveira, nos conta como foi para ela o impacto e importância da atividade, para a escola e para os alunos: “A visita dos estudantes e professores da Universidade Federal da Bahia foi muito proveitosa para toda a escola, alunos, professores e funcionários em geral ficaram deslumbrados com tudo, desde da dramatização como também com a exposição. Eu estando como gestora desta instituição, e professora de ciências biológicas fique emocionada de ver tanta positividade, sabedora e compromisso de todos ali envolvidos neste projeto! Me fez lembrar de minha época de faculdade. Este trabalho de vocês foi tão rico que dei a sugestão de expandi-lo em outras escolas! Aguardamos ansiosamente o retorno de vocês na nossa escola”.
Para finalizar-se as atividades, que aconteceram entre os dias 5 e 8 de outubro, os alunos fizeram uma visita técnica a uma RPPN [Reserva Particular de Proteção Natural] localizada em Mortugaba, onde os mesmos vivenciaram na aspectos do processo de reintrodução de animais resgatados do tráfico.