O Dia do Pintor foi comemorado com ema festa em grande estilo na Joia do Sertão Baiano. O evento promovido pela CINCAL Material de Construção e Tintas Coral, aconteceu no Restaurante Sal e Pimenta na noite da quarta-feira (18) com palestra, sorteio de brindes, jantar e muita musicalidade. “A maior satisfação que tenho é estar com esta turma de Pintor, pessoas humildes, simples que deixam a CINCAL crescer dia a dia. São pessoas do nosso convívio, pessoas simples, pessoas que estão na guerra todo dia trabalhando”, declarou o presidente do Grupo CINCAL, Edilson Anastacio da Silva.
Esta data homenageia não apenas os pintores de obras de arte, mas todos aqueles que trabalham com a habilidade de mudar superfícies, por meio das cores, texturas e linguagem própria. O trabalho dos pintores é essencial para a construção civil e decoração, pois ajudam a construir espaços que transmitem sentimentos e emoções para as pessoas, utilizando instrumentos como pincéis, rolos e massas. A pintura foi uma das primeiras formas de expressão da humanidade. As pinturas rupestres demonstram que desde a Idade da Pedra os homens das cavernas já buscavam uma forma de registrar seu cotidiano e divulgar sua forma de ver o mundo.
Como disse Leonardo da Vinci: “O pintor tem o Universo na sua mente e nas suas mãos”. O dia 18 de outubro foi escolhido como Dia do Pintor em homenagem a São Lucas, o Evangelista. De acordo com os relatos bíblicos, o chamado “Médico Amado” é conhecido também por suas habilidades com a pintura. Por esta razão, é tido como o padroeiro dos artistas. Segundo registros históricos, São Lucas foi médico, escritor e também considerado iconógrafo. Segundo a tradição, a ele é atribuída a primeira pintura da Virgem Maria.