História Conquistense | Família do Doutor Nicanor José Ferreira realiza o 1º Encontro em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O final de semana é de muitas comemorações em homenagem a uma das personalidades que colaboraram com o progresso de Vitória da Conquista, Nicanor José Ferreira [1.876 – 1.973]. “A nossa descendência mais próxima são os nossos bisavós e avós; nosso avô, Nicanor José Ferreira é filho de um ilustre oficial do Exército Brasileiro, tenente Henrique José Ferreira e de Dona Isabel Cristália de Oliveira Ferreira, nascido em Salvador no dia 29 de julho de 1876. A nossa vó, Maria José Moreira Ferreira, filha de Cornélio Moreira e Emília Moreira, nascida em Igrapiuna, também na Bahia. Vovô Nicanor nos deixou em 09 de fevereiro de 1973 aos 97 anos e vovó Zezé em 22 de janeiro de 1966 aos 78 anos.

Se casaram em 05 de junho de 1906 e tiveram 9 filhos: Arnolfo, Flodoardo, Helena Cristália, Leonor, Henrique, Palmeiro, Dalvo, Helenauro e Alírio. Dos seus filhos nasceram 46 netos, 71 bisnetos, 57 trinetos e 1 tataraneto.Nosso avô formou em Farmácia em 1898 e em Medicina em 1900. Iniciando suas atividades aos 24 anos como médico de bordo, e posteriormente foi trabalhar em Santarém, depois mudou-se para Boa Nova e finalmente chegou em Vitória da Conquista em 1910 onde instalou a segunda farmácia da cidade, localizada na atual Praça Barão do Rio Branco. Foi um dos fundadores da Santa Casa de Misericórdia, trabalhando por muito tempo na referida instituição.

Teve sua participação na política local com notas conciliadoras que através de sua credibilidade e habilidade diplomática evitou perdas humanas entre grupos políticos adversários conhecidos por Meletes e Peduros. Como profissional exerceu a sua atividade, que segundo relatos o fez com honra e competência, atendendo com compaixão os mais necessitados”, informou Maria José Pinheiro Ferreira. Na tarde desta sexta-feira (3) o BLOG DO ANDERSON teve a oportunidade de registrar membros da Família Ferreira e também acompanhar a entrevista que foi ao ar no Agito Geral [Rádio UP] com um pouco desse brilhante conteúdo da História Conquistense.


Os comentários estão fechados.