Rede Municipal de Ensino | Escola Municipal José Lopes Viana é revitalizada em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Com a entrega da Escola Municipal José Lopes Viana, nesta quinta-feira (16), são exatamente 75 escolas reformadas nos últimos dois anos em Vitória da Conquista. A revitalização da Unidade de Ensino do bairro Campinhos aconteceu em etapas, desde a ampliação até a finalização3. E no momento que a comunidade escolar comemora toda essa transformação, mais uma boa notícia foi anunciada: a Escola, que atualmente tem duas extensões, será ampliada para que todos os 500 alunos se reúnam em um só espaço. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade saudou a todos que fazem a escola funcionar, reforçando que somente a educação transforma a sociedade.

“Saber que nossos filhos têm um local digno para estudar, que os nossos professores e os nossos servidores da educação têm um lugar digno para trabalhar, isso nos deixa muito alegres. Assim nós vamos estar contribuindo verdadeiramente para uma educação de qualidade no nosso município, pois não temos como fazer uma educação de qualidade, se não temos escolas de qualidade”, declarou a prefeita, lembrando ainda que as escolas reformadas seguem o mesmo padrão, seja na Cidade ou na Zona Rural. Nascida e criada nos Campinhos, Ludmila Almeida, de 36 anos, e duas de suas três filhas são ex-alunas da escola e falou com propriedade de toda a mudança que a escola passou: ampliação de sanitários, reconstrução da cozinha, revitalização do piso do pátio, instalação de revestimento nas salas, colocação de forro em toda a unidade, revisão elétrica, hidráulica e do telhado, substituição de portas e fechaduras, construção da central GLP, readequação de espaços, reparos em alvenaria, pintura lúdica e geral.

Mas o destaque de Ludmila na reforma foi para a instalação de cerâmicas (antes o piso era de cimento vermelho) e cobertura metálica no pátio. “Quando eu estudava e minhas filhas também, a escola só tinha três salas na frente, o piso era vermelho, não tinha cobertura, não tinha ventilador, as salas eram super quentes, e na chuva, tínhamos que ficar presos na sala. E hoje, eu até me emociono ao ver a escola tão bonita, que fica um lugar mais aconchegante para os nossos filhos. Por ser uma escola pública, graças a Deus, é uma escola de referência”, disse o vereador Gilvan Nunes Pereira, o popular Dinho dos Campinhos.

“É um prazer muito grande, pois a comunidade vai ganhar muito, as crianças vão ganhar muito. Sabemos que é uma reforma de primeira qualidade, mas também entendemos que não cabe todos os alunos, por isso pedi à prefeita que minha emenda seja para ampliar essa escola e a prefeita aprovou”, celebrou Dinho. Para o secretário municipal da Educação, Edgard Larry Andrade Soares, o momento também foi de celebração. “Hoje é um dia festivo. Não fosse a determinação da prefeita para melhorar as condições do nosso município em vários âmbitos, não teríamos chegados a esse patamar de dignidade para acolher nossos alunos, nossos professores, nossos servidores e nossos gestores escolares. Que este equipamento fique para a responsabilidade, não só da escola, mas da comunidade”, discursou o secretário. “Sinto-me honrada por estar diretora em um momento tão importante para esta escola e sigo na confiança que muitas conquistas estão por vir.

Minhas palavras hoje são de gratidão”, declarou a diretora Manoela Lima que agradeceu aos gestores, professores e servidores por caminharem na busca do mesmo objetivo, “que é a aprendizagem dos nossos alunos em um ambiente digno e agradável. As mudanças foram muitas e todas as mudanças feitas aqui na escola foram para melhor”, concluiu. Na cerimônia de reinauguração da escola, os alunos do 2° ano e professores entoaram o Hino à Conquista. A instituição oferece da educação infantil ao ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino, para 500 alunos matriculados. Em breve, a reforma da escola do Simão, bairro vizinho, também será entregue à comunidade.


Os comentários estão fechados.