Em meio ao calor característico de Salvador e às vésperas do Verão, a 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária traz uma variedade de opções irresistíveis para os amantes de cervejas e chopes artesanais. Um verdadeiro paraíso para os apreciadores, que estarão disponíveis até domingo (17), no Parque Costa Azul. São cervejas e chopes únicos, inspirados nos ricos Biomas da Bahia. Os sabores conhecidos do público como os de umbu, licuri, cacau, caju e maracujá da Caatinga, que oferecem um toque especial e autêntico, e os lançamentos de Cajá, de Mel e de Goiaba com Maracujá da Caatinga. A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), pioneira na produção de cerveja da agricultura familiar na Bahia, com a marca Gravetero, traz dois novos rótulos de cervejas.
A primeira, resultado da parceria com a cervejaria Ambev, a Saison Farmhouse de Umbu, já conhecida pelo público, na embalagem de 600ml, com sabor melhorado e a qualidade do produto aperfeiçoado. Seguindo o pioneirismo, a COOPERCUC lança a primeira cerveja colaborativa da agricultura familiar junto com a PROA Cervejaria, a Catharina Sour de Goiaba com Maracujá da Caatinga, uma cerveja que traz leveza, cor predominante e une o propósito das marcas de juntar a brisa do litoral com o gosto e sabores da Caatinga.
Para Adilson Ribeiro, presidente da COOPERCUC, a expectativa é grande. “Esta edição da Feira promete ser a melhor que já participamos. Sem dúvidas vamos surpreender o paladar dos consumidores”. A cerveja artesanal Cabruca, da Cooperativa de Serviços Sustentáveis (COOPESSBA) de Ilhéus, se destaca pela essência da Mata Atlântica. Utilizando nibs de cacau, o chocolate em sua forma mais pura, a cerveja de alta fermentação harmoniza-se com rapadura, proporcionando uma experiência suave e única.
A Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (COOPERSABOR), de Monte Santo, traz novamente a Cerveja de Licuri, utilizando o processo Blond Ale, criando uma cerveja estilo belga, com sabor sutil e aroma especial da fruta. O território Sisal traz nessa edição uma novidade, a cerveja de Cajá, produzida pela Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Lagoa de Dentro e Região (COOPERLAD). Essa cerveja Puro Malte promete um sabor frutado e refrescante, ideal para o clima quente da Bahia. A Associação dos Jovens Remanescentes Quilombolas da Bahia, de Esplanada, traz como lançamento para a capital baiana a cerveja de mel Flores da Mata. “É uma cerveja leve, suave, que tem um azedinho refletindo a saborização do nosso mel da Mata Atlântica”, destaca Elicio Neves, da Associação.