O prefeito de Mata de São João, João Gualberto Vasconcelos, do Partido da Social Democracia Brasileira, anunciou que renunciou o cargo e que a gestão será passada para Bira, do União Brasil. Em anúncio feito nesta sexta-feira (15), João Gualberto não especificou o motivo de deixar o cargo, nem se vai tentar as Eleições 2024. Disse apenas que consolidou o trabalho e cumpriu a promessa de entregar a administração de Mata de São João, que fica na Região Metropolitana de Salvador, para uma pessoa que nasceu no município. Há 52 anos Mata de São João não era gerido por um matense. “Encerro este ciclo com a sensação de dever cumprido. Hoje, todo nosso secretariado municipal é composto por matenses, os cargos de chefia são ocupados por matenses e, para consolidar, o prefeito agora será matense”, disse. A solenidade de posse de Bira como prefeito de Mata de São João está marcada para terça-feira (19), às 17 horas, na Câmara Municipal. Nascido em Itabaiana, Sergipe, João Gualberto é dono do Grupo Serrana e sobrinho dos irmãos Mamede Paes Mendonça e Pedro Paes Mendonça, empresários fundadores do Grupo Paes Mendonça e Grupo Bompreço. Fundou a Indústria de Produtos de Limpeza ATOL, em São Paulo, em 1980 e instalou uma filial no Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, dois anos depois.
Em 1991, comprou12 lojas do Grupo Petipreço e se tornou empresário do ramo de supermercados na Bahia. Dez anos depois, fundou o primeiro hipermercado em Cuiabá, o Hiperideal, com algumas filiais em Salvador, em 2002.
Eleito prefeito do município de Mata de São João, em 2004, conseguiu a reeleição em 2008 e 2020. Em 2014, quando foi eleito deputado federal, foi condenado a pagar multas por propaganda eleitoral antecipada por causa de instalação de outdoors em Salvador antes do período permitido em lei, ainda em 2013. Após a eleição, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia entrou com ação em que acusou João Gualberto de usar veículos locados pela Prefeitura de Mata de São João para propaganda eleitoral.