Educação Pública Baiana | UESB amplia processo de internacionalização em convênio com Moçambique

Fotos: Reprodução | UESB

Buscando dar continuidade às ações da política de internacionalização, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia assinou no último dia 4 de dezembro o convênio com o Instituto Superior de Artes e Cultura de Maputo (ISARC), Moçambique. A ação, organizada pela Assessoria de Relações Internacionais (ARINT), teve início no campus de Vitória da Conquista, com a acolhida oficial do professor Filimone Manuel Meigos, diretor geral do Isarc, por membros da comunidade acadêmica da UESB. A programação seguiu até o dia 7 e contou com visita técnica-científica-cultural e reunião com docentes e estudantes de diferentes cursos de graduação e de pós-graduação. As visitas serão realizadas nos campi de Jequié e Vitória da Conquista. Com a assinatura do convênio, o reitor Luiz Otávio de Magalhães ressalta a união de forças para a construção do conhecimento por meio das trocas de experiências: “estamos juntos nesse caminho de construção de experiências de vida emancipadoras para nossos estudantes, de novas possibilidades de movimentação, de pesquisa, extensão que nos aproximem”.

A parceria institucional visa contribuir social, cultural e cientificamente com ações e projetos com base no tripé universitário. Além de promover o fortalecimento do conhecimento na área das artes, por meio dos cursos de Cinema, Teatro e Dança, da UESB.

“É um encontro cheio de simbolismo. Essa cooperação significa que temos a possibilidade de andarmos nos dois sentidos, ou seja, dar e receber. É uma autoestrada com dois sentidos. Esse é o primeiro simbolismo. O segundo, é que nessa autoestrada de dois sentidos, podemos envolver estudantes e professores trocando experiências, vivências”, destaca o professor Filimone Manuel Meigos. Por meio dos convênios assinados, a UESB busca estabelecer vínculos duradouros com mais instituições do continente africano. “Nós já estamos em diálogo com quatro países diferentes, com várias instituições dentro deles. Então, nosso objetivo é fortalecer os vínculos entre Brasil e África, além de investir na publicação científica, em uma série de ações que são possíveis nesse momento”, aponta Jackson Reis, Assessor da ARINT. No ano que vem, a UESB receberá 26 estudantes estrangeiros que integrarão a comunidade acadêmica. A Missão Internacional é parte do processo de internacionalização da UESB e uma ação organizada pela ARINT em parceria com as Pró-Reitorias e com as Coordenações de cursos de graduação e de pós-graduação da UESB.


Os comentários estão fechados.