Exame Nacional do Ensino Médio | estudante de Poções é um dos quatros baianos a tirar mil na Redação

Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON

Filho de uma mãe solo e professora de redação, Alex Novaes Maciel, de 20 anos, foi um dos quatro baianos que alcançaram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Estudante em Poções, o penúltimo de uma família com cinco filhos, pretende cursar Medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista. “Fiquei muito feliz e realizado com a nota. Por mais que estivesse confiante, ficava aquela insegurança”, contou Alex. A preparação para a redação do ENEM começou na 1ª série do ensino médio, cursada no Instituto Educacional Cecília Meireles, em Poções.

Lá, ele foi aluno da própria mãe e depois passou a ajudá-la na banca particular, feita fora da unidade de ensino, para complementar a renda da família. Após sair do colégio há quatro anos, ele passou a estudar sozinho em casa. Com muito treino, leitura e revisões, o jovem intuía que tinha ido bem na redação do ENEM, mas não sabia que seria avaliado com mil.

 Ao voltar para casa após o exame, ele mostrou o rascunho do texto, que fica no caderno de prova, para a mãe “dar uma olhada”.  “Eu li o rascunho e achei muito bom, sabia que seria mais que 900. Mas a gente sempre fica na dúvida do mil”, contou Ana Paula Novaes, mãe de Alex. Após dois anos como treineiro e três tentativas “para valer”, Alex mudou as estratégias. Apesar de tirar notas boas na redação, ele sentia que “faltava algo” no texto ao g1. “Foquei na autoria do texto, porque o corretor percebe quando está engessado. Também passei a ler as notícias todos os dias para saber o que estava acontecendo no mundo e ler mais livros”, contou.


Os comentários estão fechados.