A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, nesta quinta-feira (1), a abertura das atividades oficiais da 20ª Legislatura, após o fim do recesso do Parlamento Estadual. O governador Jerônimo Rodrigues participou do ato, no Centro Administrativo, em Salvador, e leu uma mensagem direcionada aos deputados e aos baianos. O vice-governador Geraldo Alves Ferreira Júnior, a primeira-dama Tatiana Velloso, secretários estaduais, gestores públicos e outras autoridades. Durante a leitura da mensagem, Jerônimo destacou metas, ações e prioridades da Administração Estadual para esse ano. Para o governador, o evento é uma expressão da democracia. “É um ato de democracia o Executivo vir à Assembleia para dialogar com outro poder, apresentar um balanço do ano anterior, falar sobre os planos para o ano que começou. Além disso, é um rito desta Casa ouvir a mensagem do Executivo ao iniciar os trabalhos”, afirmou.
Ele também reforçou o trabalho conjunto com os parlamentares, independente da corrente política, para o desenvolvimento do estado nas mais diversas áreas. O governador abordou ainda na mensagem temas como o fortalecimento da parceria com as gestões municipais, a melhoria da carreira dos servidores públicos, inclusive com a convocação de diversos aprovados em concursos. Outro ponto de destaque foi o combate à fome no estado, com a instituição do Bahia Sem Fome. O que iniciou como programa, se transformou em política pública, com a aprovação pela Assembleia Legislativa. Conforme Jerônimo, a construção da nova Bahia também passa pela Educação. Para isso, o Governo estadual está fazendo um forte investimento na construção e recuperação de escolas, além de proporcionar o acesso de estudantes a vários programas, como bolsas, presença e alimentação.
A Segurança Pública não ficou de fora. O chefe do Executivo falou dos investimentos realizados no setor, mas destacou que o ideal é que o montante pudesse ser destinado não no combate ao crime, mas sim em outras áreas, como Cultura e Educação. Segundo o presidente da Casa, Adolfo Menezes, a expectativa para este ano é seguir discutindo os projetos, com ênfase na parceria com o governador, para promover o desenvolvimento do estado. “Firmamos mais um ano de parceria da Casa Legislativa com o Governo do Estado. É preciso que cada poder seja independente, mas que esteja em harmonia e todos os poderes do Estado hoje têm uma convivência pacífica em prol de toda a da Bahia”. A sessão de reabertura dos trabalhos na Alba ocorre todos os anos após o recesso parlamentar. Ela é marcada pelo recebimento e apresentação da mensagem do governador, com conteúdo que trata da situação do Estado, ações realizadas e aponta medidas de interesse do Governo.