Transporte Coletivo Rural Conquistense | ônibus tem nova identidade visual em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Nesta sexta-feira (16), o Governo Municipal de Vitória da Conquista se reuniu, no pátio do Centro Cultural Glauber Rocha, com representantes Transporte Coletivo Conquistense, a fim de apresentar a identidade visual que será aplicada nos veículos do Transporte Coletivo Rural. O novo layout terá grafismos semelhantes ao Transporte Coletivo Urbano, mas tendo o amarelo como cor predominante. O objetivo é que a padronização seja implantada nos 130 ônibus que rodam pelos 3,5 mil quilômetros que formam a Zona Rural Conquistense, percorrendo os 11 distritos e 340 povoados e transportando, em média, 15 mil passageiros por dia. “Tenho certeza de que todos gostaram. A gente sabe das dificuldades de cada um para conseguir padronizar, mas nós precisamos dar o primeiro passo. Precisamos confiar que essa identidade vai trazer um reconhecimento para o sistema. E o sistema vai ter mais pessoas utilizando, porque o que é organizado e bonito, traz uma vontade de participação”, explicou a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade.

Conforme informou a gestora, a nova identidade visual é somente o primeiro passo para as mudanças que estão por vir. A próxima etapa, ainda com logística e datas a serem definidas, será a implantação de bilhetagem eletrônica e sistema de GPS nos ônibus rurais, e, principalmente, a possibilidade de promover a integração entre o Sistema Rural e o Urbano. Isso permitirá que as pessoas que vêm da Zona Rural utilizem também os ônibus do Sistema Urbano, sem ter de pagar novas passagens por isso. Assim, a despesa com o deslocamento ficará restrita à passagem que pagaram para viajar de suas casas até o perímetro urbano. “Lá na frente, quando a gente estiver com o sistema organizado, vamos trazer a integração para que as pessoas que venham da Zona Rural consigam rodar nos ônibus da zona urbana com a mesma passagem que pagaram na Zona Rural”, detalhou Sheila. “É muito importante trazer qualidade de vida para quem mora na Zona Rural”, disse ainda a prefeita.

“Precisamos dar esse primeiro passo para, depois, dar o segundo e o terceiro, para que a gente faça essa integração de verdade. E que a gente consiga fazer com que as pessoas da Zona Rural se sintam acolhidas de todas as formas, aqui na zona urbana”, complementou. O coordenador municipal de Transporte, Sérgio Florentino Hubner da Silva, destacou o pioneirismo da iniciativa, por ser a primeira vez que a Prefeitura define uma padronização visual para os veículos que rodam pela Zona Rural. Outro aspecto a ser destacado, segundo ele, é a valorização da categoria. “Estamos criando uma identidade para que a gente possa perceber o volume que é o Transporte Público do nosso perímetro urbano e rural”, disse. “Essa identidade visual segue o mesmo padrão e os mesmos princípios que a gente está aplicando na concessão urbana. No segundo momento, queremos colocar os validadores, a bilhetagem eletrônica”.

Hubner ressaltou os ganhos para a Comunidade Rural, principalmente para as pessoas que vêm à zona urbana para trabalhar, estudar e resolver outros tipos de demandas pessoais.  “Toda a população que desce aqui de manhã, para trabalhar em algum lugar da cidade, não vai precisar pagar a passagem nos ônibus urbanos. Ela vai fazer uma integração temporal. E ela também fará isso no sentido inverso, regressando para o seu destino”. O presidente do Sindicato do Transporte Rural de Vitória da Conquista e Região (SINDTRAN), Sebastião dos Santos Filho, disse acreditar que as mudanças, a começar pela padronização visual, vão contribuir para o combate ao transporte clandestino no interior do município. “Essa nova roupagem dos veículos é recebida com muita satisfação e alegria, porque é uma forma de a gente mostrar o que tem na Zona Rural, e separar esse transporte daquele que é irregular”, afirmou. “A gente vê uma mudança e uma forma de integração do transporte, e também de unificar os transportes de Vitória da Conquista”, concluiu Sebastião.

Fotos: SECOM | PMVC

Os comentários estão fechados.