Destaque na Cidade | Doutor Hildebrando se aposenta após 36 anos na Saúde Pública em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

O Governo Municipal de Vitória da Conquista prestou uma homenagem, nesta sexta-feira (16), a Hildebrando da Silva Dantas, um importante médico que atuou por 36 anos na Saúde Pública e agora se aposenta. Personalidade bastante, Doutor Hildebrando escreveu a sua história na rede municipal de saúde e marcou gerações, mas deixou sua marca, principalmente, na Zona Oeste Conquistense, atuando por 24 anos na Unidade Básica de Saúde Doutor Admário Santos Silva e compondo a equipe desde a inauguração da sede própria. A homenagem contou com a presença da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, acompanhada do secretário municipal de Saúde, Vinícius de Brito Rodrigues, que expressaram gratidão por tantos anos de dedicação do médico ao serviço público. Alguns colegas de profissão também estiveram presentes, como Clodoaldo Cadete e Aloísio Alan Costa Fernandes.

“Mais do que resolver as questões de saúde das pessoas, dentro do sistema de saúde municipal, Doutor Hildebrando foi um médico que acolheu outras pessoas e por isso é tão querido por toda a equipe, pelos colegas e pacientes”, afirmou a prefeita, que complementou: “toda vez que falamos o nome dele é isso que elas falam, ‘não é só médico, é psicólogo, conselheiro e amigo’. Esse acolhimento faz uma diferença enorme e só podemos agradecer por tudo que ele fez à nossa gente”. O homenageado agradeceu o carinho de toda a equipe e disse que esses anos que o serviço público lhe proporcionou foram gratificantes na sua vida profissional. “Eu sempre falo que não adianta ter somente conhecimento técnico e profissional, você tem que dar algo a mais, que é o carinho, amor e atenção, porque todo paciente, independente do que ele venha a se queixar, é alguém que tem uma carência.

E é no Posto de Saúde, na Zona Rural, onde eu atendi também muito tempo, que você vê isso mais de perto. Esses 24 anos de Admário foram importantes para minha evolução profissional e espiritual”, relatou. A técnica de Enfermagem Jaqueline Macedo, que também atua há 24 anos na UBS Admário Santos, leu uma carta de homenagem ao colega, ressaltando a gratidão pelo companheirismo. “Doutor Hildebrando é uma pessoa magnífica e a gente percebe que a comunidade está até entristecida, porque ele é um médico atencioso, caridoso, acolhedor e sem contar que é um profissional de excelência. É ruim estarmos perdendo esse colega, mas, por outro lado, a gente fica feliz, porque ele cumpriu seu papel muito bem nesses 36 anos de contribuição para o nosso Município”, destacou Jaqueline.

Quem assume os atendimentos, é a médica Ana Luíza Pires, que é filha do Doutor Hildebrando. “Eu sempre sonhei muito em atuar na Atenção Básica, porque é uma área que permite ter um contato mais próximo com o paciente, da comunidade e de toda a equipe. É realmente uma responsabilidade enorme, porque meu pai já tem toda uma história constituída aqui, mas vou dar o meu melhor e estar sempre estudando, para tentar chegar perto do profissional que ele é”, destacou Ana Luíza. Doutor. Hildebrando ainda relatou que sentirá saudades da sua rotina: “Nossa! Vou sentir muita falta! A gente sabe que um dia vai chegar a aposentadoria, mas os laços que fiz aqui, não só com pacientes, mas com toda a equipe, vai ficar na minha memória para sempre, mas eu sei que minha filha seguirá atuando brilhantemente nessa função”.


Os comentários estão fechados.