Saúde Municipal | Unidades Sentinela funcionam até às 22 horas para casos de dengue em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Quatro Unidades de Saúde começaram a funcionar com horário especial em Vitória da Conquista. São as Unidades Sentinela para atender pessoas com sintomas de dengue das 14 às 22 horas. Segundo o secretário municipal de Saúde, Vinícius de Brito Rodrigues, o objetivo é fazer o acolhimento de pacientes com sintomas iniciais da dengue.  “Com dois médicos atendendo adultos e crianças para a gente atender os pacientes mais leves, Fichas Verdes e Azuis.

O ideal é que a gente vai fazer hidratação oral, mas aqueles que precisarem também, tiverem orientação médica de hidratação venosa também será iniciada aqui nas Unidades para depois ser encaminhada para uma Unidade Hospitalar”, disse doutor Vinícius Rodrigues. Na Zona Oeste estão funcionando a Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio [bairro Brasil] e Unidade Básica de Saúde Doutor João Melo Filho [bairro Ibirapuera].

Na Zona Leste a Unidade Sentinela é a Unidade de Saúde da Família Nova Cidade [bairro Primavera] e na Zona Sul os serviços estão sendo oferecidos na Unidade de Saúde da Família Morada dos Pássaros [bairro Felícia]. Consoante o coordenador médico da Saúde Básica de Vitória da Conquista, João Augusto Ferraz Flores Porto, a comunidade deve ficar atenta aos sintomas e buscar ajuda. “Em relação à dengue o sintoma que deve estar presente é a dengue. Então febre mais dois sintomas que vou falar a seguir, que vão ser náusea, vômito, uma dor no corpo, tem a dor articular.

Então, esses sintomas quando estão presentes, principalmente a febre, eu vou começar a ter uma suspeita de caso de dengue”, explicou doutor João Augusto Porto.  A grande preocupação dos médicos fica para a automedicação que poderá agravar o quadro. Conforme a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, até essa terça-feira (27), Vitória da Conquista registrou 2.714 casos, com 838 confirmados para dengue. Dois óbitos são investigados. A reportagem do BATV traz mais detalhes.


Os comentários estão fechados.