Unidade de Saúde Solange Hortélio | após reforma, USF é reinaugurada em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Prosseguindo com as ações do programa Saúde Renovada, na tarde desta terça-feira (27) foi reinaugurada a Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio, na Zona Oeste de Vitória da Conquista. A USF Solange Hortélio que atende aproximadamente 15 mil famílias, recebeu reparos e serviços de pintura interna e externa, revitalização do muro, conserto de vazamentos, tampas de passagem e de gordura, e execução de canal para drenagem pluvial no estacionamento, além de outras melhorias. “Nós vamos reformar todos os postos de atendimento de saúde do município que estão precisando de manutenção ou reforma”, informou a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, após realizar uma vistoria ao lado do secretário municipal de Saúde, Vinícius de Brito Rodrigues.

O secretário observou que o programa Saúde Renovada corresponde à segunda etapa do planejamento do Governo Municipal para a saúde em Vitória da Conquista. A primeira, segundo Vinícius, foi o investimento para fortalecer a atenção básica no que se refere à contratação de novos profissionais de saúde. “Em todas as 68 equipes cadastradas, a gente tem médicos. Então, fortalecemos a atenção básica e estamos pensando em ampliar as equipes”, anunciou o secretário, destacando que essa última iniciativa depende de recursos externos. “Agora, fomos para o segundo momento, que é a parte de renovar a estrutura física. Temos várias outras entregas para fazer. É um projeto bem ambicioso que já está mostrando resultados”, acrescentou Vinícius. Desde a segunda-feira (26), a USF Solange Hortélio, Morada dos Pássaros e Nova Cidade, além da Unidade Básica de Saúde Doutor João Melo Filho, estão com horários especiais para o combate à dengue. “Das 14 em diante, até as 22 horas, esses quatro postos vão atender somente esses casos”, anunciou a prefeita.

Essa situação será mantida por um período de 30 dias, ao longo do qual a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai observar a evolução do número de casos confirmados dessas doenças. “Se, na última semana, nós percebermos que não houve queda no número de casos, vamos estender mais”, explicou Vinícius Rodrigues. Residente do bairro Brasil, Dalvanei Moreira, 60 anos, gostou de ver o novo aspecto da USF Solange Hortélio. “Ficou muito bom. O posto ficou muito apresentável”, observou Dalvanei, que conhece a Unidade desde que ainda funcionava nas instalações do Centro Social Urbano (CSU), na URBIS II. Ela começou a ter acesso aos serviços municipais de saúde quando seu filho foi diagnosticado com diabete, aos 11 anos, hoje, ele está com 46. Além de elogiar a nova estrutura física, Dalvanei destacou as qualidades do trabalho da equipe local. “Meu filho sempre foi atendido por este posto. Por sinal, é um ótimo atendimento com ele.

Todo exame que tem que fazer, a menina vai lá, leva o papelzinho e ele vem aqui e faz. Ele já recebeu a máquina, a insulina por aqui. O médico atende muito bem”, disse a moradora. A reforma também foi elogiada por Bruna Menezes, outra velha conhecida da USF Solange Hortélio. Ela é atendida pela USF desde que nasceu, há 36 anos. “Ficou bom. O atendimento melhorou bastante, ficou mais acessível. Até fisicamente, a estrutura ficou bem melhor”, ressaltou Bruna. A primeira USF a ser revitalizada, no âmbito do Programa Saúde Renovada, foi a do Povoado da Gameleira, no Distrito de Pradoso. A próxima será a USF Morada dos Pássaros, cuja reforma está em fase de finalização. Também está em andamento a revitalização da USF de Lagoa Formosa. E, em breve, serão iniciadas as obras de recuperação das unidades de São Joaquim, Inhobim e Pedrinhas.


Os comentários estão fechados.