Em Sessão Especial no Plenário Vereadora Carmen Lúcia, a Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista apresentou a Campanha da Fraternidade que vem com o tema Fraternidade e Amizade Social. O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira Neto, do Podemos, afirmou que a Campanha um convite de amor que ultrapassa as barreiras geográficas e do espaço.
“Diante do processo de divisão, ódio, guerras e indiferenças que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo, somos convocados a despertar o olhar de irmão, o cuidado, a empatia. Somos responsáveis pelos ambientes que estamos e convivemos”, afirmou. O presidente destacou ainda que a missão da igreja é tornar atual a mensagem de Jesus Cristo. O arcebispo Dom Josafá Menezes da Silva lembrou que a Quaresma está firmada sobre o tripé da oração, o jejum e a esmola. Para ele, esses princípios, além de alicerçar a comunidade cristã, viabiliza a efetividade para a Campanha da Fraternidade. “Precisamos tornar o caminho quaresmal mais efetivo e fraternal.
É por essa razão que realizamos a Campanha da Fraternidade”, declarou o Arcebispo. Dom Josafá lembrou que muitas das pastorais existentes em Conquista nasceram como fruto dessas campanhas. Nesse contexto, o líder religioso afirmou que a Campanha da Fraternidade deve entrar nos programas das pastorais, comunidades, serviços e movimentos eclesiais, além de se tornar tema e ação de muitos setores da sociedade civil. O Arcebispo encerrou seu pronunciamento destacando a relevância da Campanha.
“Fraternidade de amizade social, essa é a motivação para que possamos abrir nossos corações na dimensão dos braços da cruz que nunca se fecha e acolhem a todos e aqueles mais necessitados”, ressaltou. Por fim, agradeceu a Câmara Municipal por sediar esse debate. “Estamos felizes por sermos acolhidos nessa Casa Legislativa e darmos inicio a essa sessão solene tão importante para tratar a campanha da fraternidade”, pontuou Dom Josafá. O evento contou com participações de parlamentares, fieis católicos e lideranças católicas, entre eles o coordenador arquidiocesano das Pastorais Sociais, Wallas Santos, destacou que o tema da Campanha está bem alinhado com aquilo que as pastorais vivem diariamente.
“A gente exercita esse tema todos os dias em nossas atividades cotidianas por meio das pastorais. Essa amizade que construímos com nossos irmãos é de grande valia para toda comunidade”, afirmou. Ele reafirmou o compromisso com as atividades sociais desenvolvidas pela Igreja em Vitória da Conquista. “Vamos continuar firmes fazendo esse trabalho de amor e carinho e fortalecendo ainda mais essa amizade”, concluiu.