A celebração do Dia Internacional da Mulher ocorreu nesta manhã de sexta-feira (8), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Na oportunidade, foi concedido o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares como forma de homenagear mulheres que tenham desempenhado um papel significativo na defesa dos direitos das mulheres e nas questões de gênero.
Nesse ano, as homenageadas, cujos trabalhos foram reconhecidos, incluem: Ivanete Oliveira Santos, Luci Freire Gusmão, Andreia Santos de Araújo, Sâmala Silva Santos, Lucicleide Silva Cunha, Lucimara Santos Almeida. Uma das agraciadas, a professora Luci Freire Gusmão, começou agradecendo todas as mulheres da sua família e fazendo um testemunho pessoal de minha vida. Lembrou-se da avó e mãe.
“Mulheres que fizeram a história, são meu testemunho como criança, como filha, que eu tenho agregando na minha vida pessoal também, tenho a minha sogra, uma mulher extraordinária e para minha surpresa para nossa surpresa quando chegamos em Conquista a fama da família era grande, mas para nossa surpresa as mulheres da família Gusmão são fortes”, falou.
Relatou a sua participação na Igreja Nova Sião onde teve a oportunidade de trabalhar com muitas mulheres necessitadas. “Mulheres que precisavam de atendimento espiritual e ali o senhor me abençoou muitíssimo, como tem abençoado até hoje”, disse. Relatou um pouco do seu trabalho em diversas localidades, inclusive na Zona Rural em prol das mulheres e contou um pouco da sua vivência com as mulheres necessitadas.