Começou, nesta quarta-feira (3), a Vacinação contra Dengue em Vitória da Conquista, para o público-alvo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, inicialmente em quatro Unidades de Saúde da Família: Nestor Guimarães [Jurema], Vila Serrana, Jardim Valéria I e II, e Pedrinhas. André Amaral se adiantou e procurou logo a Unidade do Pedrinhas para vacinar o seu filho Otávio, de 11 anos, pois sabe a importância da vacinação como forma de contribuir no enfrentamento da doença.
“A gente tem que ter consciência. Com o surto que está tendo na cidade, a vacina é uma oportunidade que a gente tem de estar prevenindo e cuidando dos pequenos, principalmente porque somos responsáveis por eles e temos que incentivar cada vez mais”, afirmou o pai de Otávio. O mesmo fez a mãe Bruna Lemos. Ela levou a filha Brunielle para se vacinar na USF Pedrinhas, que fica próxima de sua casa, buscando priorizar a proteção da filha contra a doença. “Os casos estão muito altos e eu fiquei com medo, porque ela é uma criança ainda. Nós adultos temos uma imunidade melhor, temos um preparo para lidar com isso, mas uma criança não tem”, ressaltou Bruna. Marcele Lavínia Oliveira, de 10 anos, recebeu a sua primeira dose hoje e, daqui a três meses, voltará para completar o esquema vacinal com a segunda dose. “Eu sei que a vacinação é muito importante para minha saúde. Foi tudo bem, eu senti um pouco de medo no começo, mas depois passou”, disse a pequena Marcele.
Lucas de Sá Borba, de 10 anos, foi logo depois da aula do colégio até a unidade acompanhado do seu pai para se vacinar, sem demonstrar qualquer medo. “Foi legal. A vacinação é muito importante para a nossa segurança”. E a partir desta quinta-feira (4), a vacinação contra a dengue será estendida para todas as unidades de saúde da Zona Urbana e Rural, apenas no turno da manhã, pois no turno da tarde o atendimento está sendo feito de forma exclusiva aos pacientes com sintomas suspeitos de dengue em todas as unidades. “É imprescindível que o cartão de vacina da criança seja apresentado no momento da vacinação para que possamos verificar as vacinas que foram realizadas recentemente. Lembrando que a vacinação vai conferir imunidade para a criança a partir da segunda dose, que deve ser feita daqui a três meses. É uma vacinação que vai conferir uma imunidade a médio e longo prazo para essa criança.
Então, não deixe de vacinar e vamos todos aproveitar essa oportunidade”, afirmou a coordenadora de Imunização, Mariana Fernandes. No sábado (6), um drive-thru também será realizado no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus Anísio Teixeira, das 8 às 13 horas. Para executar a vacinação desse público, Vitória da Conquista recebeu 6.670 doses do Núcleo Regional de Saúde (NRS), que estão sendo distribuídas entre todas as unidades para aplicação, até o fim do estoque.