A Operação DROPOUT deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (25), só foi possível pela determinação do então prefeito Herzem Gusmão Pereira [1.947 – 2.021]. De acordo com o delegado Rodrigo Souza Kolbe, tudo começou com a reportagem de um blog, momento em que Herzem solicitou que o procurador da Secretaria Municipal de Saúde apurasse. “Essa investigação ela foi iniciada em 2022 através de uma denúncia que a gente recebeu da Procuradoria do Município de Vitória da Conquista.
Houve uma denúncia na época em um dos blogs da cidade a respeito de uma possível fraude em licitação e aí o procurador do Município vinculado a Secretaria de Saúde, a pedido do então prefeito da época, que hoje é falecido, fez levantamentos para apurar se havia procedência ou não no que o blog havia publicado.
Então ele fez uma apuração interna e de fato ao coletar documentos ali verificou que havia indícios fortes de fraude e fez uma comunicação tanto para o Ministério Público Federal, quanto para Polícia Federal como também para a Procuradoria Geral do Município, que fizessem as apurações devidas”, disse Rodrigo Kolbe. Durante a entrevista coletiva acompanhada e gravada pelo BLOG DO ANDERSON, Doutor Kolbe traz detalhes sobre as ações do grupo e fez questão de destacar a medida do Governo Municipal de Vitória da Conquista no processo.