Visando aproximar os jovens da Zona Rural do diálogo para a construção de políticas públicas, aconteceu o 1º Fórum Municipal da Juventude Rural (FOMJUR), nesta sexta-feira (3). O evento, realizado pela Coordenação Municipal da Juventude, aconteceu na Casa Memorial Governador Régis Pacheco e contou com a participação de mais de 120 jovens do campo.
Os participantes vieram do Itaipu, Baixa do Cedro, José Gonçalves, Algodão, Xavier, Vereda, Boqueirão, São Sebastião, Chácara Vila Verde, Caiçara, Bate-Pé, Inhobim, Baixão, Queimadas e Abelhas. Para a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, receber jovens da Zona Rural é uma grande honra. “A nossa Zona Rural, em extensão, é quase outro município e é um desafio para a gestão fazer com que os serviços cheguem até vocês. Mas nós trabalhamos todos os dias para que isso aconteça. Esse fórum hoje é um exemplo disso”, afirmou a gestora municipal em sua fala para os presentes.
“Nós acreditamos muito no potencial da Zona Rural, especialmente no potencial da juventude do campo, que hoje não precisa mais vir para a cidade como única alternativa de crescimento”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Antônio de Miranda Ferreira. A estudante de Baixa do Cedro, Emilly Santos, estava muito satisfeita com a oportunidade de aprendizado. “Eu achei esse evento muito bom e importante para o crescimento da Zona Rural. Vai melhorar muito para a gente”, disse. Sua colega, Sandra Silva, da mesma localidade, concorda:
“Eu gostei bastante de tudo e aprendi muito”. “Uma ótima ideia da Prefeitura a gente ter vindo para cá, eu acredito ser muito importante para o nosso conhecimento e é muito válido aprender sempre”, disse a aluna do Povoado de Algodão, Taiane Santos. Esse foi o impacto pensado pelo coordenador da Juventude, Anderson Rocha, quando começou a visualizar esse encontro: “A juventude rural tem dificuldade de acessar as nossas atividades. Então, pensamos nessa proposta tanto para conhecerem sobre nosso trabalho quanto para contribuírem com sugestões e ideias”.
No mesmo dia, os jovens puderam participar dos painéis “Álcool e drogas, danos causados na juventude”, “Juventude e suas múltiplas vozes” e “Uma viagem no tempo: a história de Vitória da Conquista”. Além disso, conheceram atividades com robôs realizadas por alunos do curso de Engenharia da Computação da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).