Saúde Animal | Castramóvel atende 56 animais nesse primeiro dia em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Começou a funcionar nesta sexta-feira (10), em Vitória da Conquista, o Castramóvel que chega para democratizar o acesso à cirurgia de castração de cães e gatos. Tutores levaram seus bichos à Unidade Básica de Saúde COMVEIMA para o procedimento. Somente nesse primeiro dia, até as 15 horas, foram 56 atendimentos. Dona Dinaildes, moradora do Kadija, não perdeu tempo e levou os irmãos Beile e Ted Wilson para realização dos exames. “É uma coisa que há muito tempo eu corria atrás, mas não conseguia. Esse trabalho é maravilhoso. Nem foi a Prefeitura que fez, foi Deus. Agora, graças a Deus, eu vou conseguir castrar meus bichinhos. A gente ama, a gente cuida. É muito bom mesmo. A Prefeitura está de parabéns. Dessa vez, ela arrasou”, disse, sorridente, Dinaildes Cardoso. Assim como a munícipe, quem também aproveitou foi Davi Santana, que levou o gatinho Riuky para ser avaliado pela equipe. “Uma oportunidade que não dá pra perder.

Eu já tava pensando em castrar pra ele não ficar com o amor do gatinho fujão, aí uma amiga da minha mãe, que mora aqui perto, informou pra gente, e eu vim para o Castramóvel da Prefeitura. Muito bom. Vou aproveitar a oportunidade”, disse. A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Oliveira Passos, destacou mais esse grande passo no cuidado com os animais de Vitória da Conquista. “Para a gente é uma vitória muito grande, muitos anos de luta, um anseio também do pessoal da causa da proteção animal, que sempre sonhou ter um Castramóvel na cidade. E hoje, a gente tem uma clínica, a primeira da Bahia, temos agora o Castramóvel e estamos em busca de mais projetos, não vamos parar por aqui não”. Outra ação importante citada por Ana Cláudia é a revista da Turma do Mello, lançada na quinta-feira (9), junto com o Castramóvel. “É um material que vai levar educação ambiental e orientação aos alunos da rede municipal de ensino e para todas as comunidades que a gente atender com o Castramóvel”, explicou. A protetora de animais, Anália Almeida, está com 55 animais no abrigo Sítio dos Dogs, no Parque COMVEIMA. Ela levou oito cães.

“Eu tenho uma boa parte para castrar, outros já estão castrados, e é importante todos comparecerem, todos virem porque a castração evita os bichinhos terem problemas de saúde e também tem a questão da multiplicação, porque está tendo muitos bichinhos abandonados, então é muito importante”, disse. Segundo Ana Cláudia, o objetivo é atender o máximo possível de animais, e os que não forem castrados ainda hoje, serão amanhã. “Aqueles procedimentos que não puderem ser feitos aqui no local, serão direcionados para a clínica, que tem uma assistência maior”, explicou. O Castramóvel, adquirido com recursos do Fundo do Meio Ambiente e autorizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), estará no Parque COMVEIMA até este sábado (11) e passará por outras localidades da Zona Urbana e Rural. Os próximos destinos serão nos Campinhos, Vila Elisa, Bruno Bacelar, Miro Cairo, Nova Cidade, Vila América, Remanso, Santa Mônica, Santa Marta, Universidade e os Distritos de José Gonçalves e São João da Vitória, o Batuque.


Os comentários estão fechados.