Cartão Postal | Vitória da Conquista conta com a Catedral das Flores às margens do Rio Veruga

Fotos: SECOM | PMVC

A Catedral das Flores, um novo espaço de lazer e contemplação das belezas naturais, foi inaugurada em Vitória da Conquista. A estrutura metálica tubular, que chega a 12 metros de altura, recebeu uma cobertura de flores da espécie ipoméia-rubra. A área construída é de 200 metros quadrados e fica localizada nas proximidades da Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio, ao lado do Loteamento Caminho do Parque, próximo ao Horto Florestal e ao Orquidário Municipal Zilda Gusmão Pereira. O espaço conta com bancos para contemplação das flores e do pôr do sol, oito canteiros suspensos com espécies de flores variadas, uma fonte, iluminação, palmeiras-areca bambu nos arredores, sica revoluta, bougainville bola, jasmim-manga e ipês.

O investimento total foi de R$ 1.047.511,08. O projeto é do escritório do Arquiteto Urbanista paranaense Jaime Lerner [1937-2021], que além de governar o estado do Paraná, revolucionou o conjunto arquitetônico de Curitiba, onde também foi prefeito. “Este espaço foi sonhado pelo saudoso Herzem Gusmão, ele sonhou e projetou com um dos maiores urbanistas que o país já teve. Faltava entregar para os que aqui vivem espaços como este aqui, públicos e de lazer, para que viessem com suas famílias contemplar a natureza e o pôr do sol. Um espaço democrático, para todas as pessoas, de todos os bairros, de todas as zonas, para as crianças da rede municipal de ensino, enfim, um espaço à disposição dos conquistenses e para quem vem nos visitar. É compromisso com as pessoas e com o Meio Ambiente”, constatou a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade no domingo (30). O trabalho de paisagismo foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que agora fica responsável pela manutenção. A secretária responsável pela pasta, Ana Cláudia Oliveira Passos, agradeceu à equipe que trabalhou na construção do espaço e convidou a comunidade para o compromisso de cuidar e preservar a estrutura ao observar a importância da mesma.

“Houve muito cuidado, tanto da SEINFRA como da SEMMA, por meio de inúmeras reuniões junto às equipes de Jaime Lerner até termos aqui a implantação de um dos equipamentos que compõem o Parque do Rio Verruga”, complementou o arquiteto Rafael Vinícius Meira Celino. Projetados pelo escritório do Arquiteto Urbanista Jaime Lerner, a Catedral de Flores e o Orquidário Zilda Gusmão fazem parte do projeto urbanístico do Parque Ambiental do Rio Verruga, que no dia 19 deste mês passou a se chamar Parque Municipal Natural do Rio Verruga. O Parque, que ficará localizado a partir da Avenida Bartolomeu de Gusmão até o contorno do Anel Rodoviário, faz parte do programa Cidade Para Pessoas.


Deixar uma Resposta