Nesta terça-feira (16) o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima recebeu o Café com Cinema, evento de apresentação do Cine Movimenta Centro, que terá início a partir do dia 30 de julho, em Vitória da Conquista. Na ocasião, os convidados puderam conhecer a programação da primeira fase das exibições e outros detalhes do projeto. O Cine Movimenta Centro é uma iniciativa que exibirá filmes nacionais, de forma gratuita e simultânea, em cinco cidades baianas. O projeto acontecerá toda terça-feira, até março do ano que vem, com exibições de curtas e longas-metragens, sempre às 19 horas, nos Centros de Cultura de Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, Porto Seguro, e no Colégio Modelo de Guanambi.
A partir do dia 6 de agosto, o Cine Movimenta também terá, a cada 15 dias, sempre às 15 horas, sessões voltadas para alunos do ensino médio e para pessoas com deficiência. Durante o Café com Cinema, Esmon Primo, diretor do Cine Movimenta Centro, falou sobre a importância do cinema na formação cultural. “O Cine Movimenta Centro surge como uma alternativa, proporcionando ao público a chance de vivenciar a diversidade do cinema brasileiro“, afirmou.
Ele também relembrou o Cine Madrigal, que funcionou por 39 anos em Vitória da Conquista, sendo uma das principais salas de cinema da cidade. O Café com Cinema contou ainda com a participação de Lenira Maria de Figueiredo Souza, diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE-20), da imprensa local e de diretores e coordenadores dos colégios estaduais da cidade. O Cine Movimenta Centro foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar Nº 195/2022.