Um Município Baiano entrou recentemente no ranking dos 20 com as menores temperaturas do Brasil. Vitória da Conquista, localizada no Centro Sul Baiano, registrou 10,5 °C nas últimas 24 horas. As informações são confirmadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Conquista 19ª posição, ficando à frente de Pradópolis, em São Paulo, que registrou 10,8 °C. Esta classificação coloca a Bahia como o único Estado das regiões Norte e Nordeste Brasileira a aparecer na lista de temperaturas mais baixas. Além de Vitória da Conquista, outras também se destacam. Correntina registrou 12,3 °C, Delfino 12,5 °C e Lençóis 12,7 °C. Estas cidades aparecem entre os 51 municípios mais frios do Brasil e são as quatro cidades com as menores temperaturas na Bahia. Este tempo frio faz parte da previsão do Inverno, que termina em 22 de setembro. O fenômeno é ainda mais evidente considerando que Caldas, em Minas Gerais, lidera a lista nacional com 5,3 °C, seguida por Monte Verde, também em Minas, com 6,9 °C e Castro, no Paraná, com 7,9 °C. Confira a reporatgem completa reproduzida do site Monitor de Mercado.
A natureza extrema do clima na Bahia não se restringe apenas às baixas temperaturas. Terminou na sexta-feira (23), o alerta amarelo de vendaval para 87 cidades baianas. Este aviso, categorizado como de perigo potencial, previa uma variação de vento entre 40 e 60 quilômetnros por hora. Para efeito de comparação, um vento fraco tem velocidade inferior a 15 km/h, conforme a escala de Beaufort.
A condição climática abrangeu o Centro Norte, Extremo Oeste, Vale São-Franciscano da Bahia e Centro Sul Baiano. Entre os municípios afetados estão:
Bom Jesus da Lapa
Campo Formoso
Cotegipe
Guanambi
Ibipitanga
Ipotirama
Juazeiro
Lapão
Morro do Chapéu
Novo Horizonte
Oliveira dos Brejinhos
Palmeiras
Santa Rita de Cássia
Seabra
Xique-Xique
Vale destacar que há baixo risco de queda de galhos de árvores, mas é sempre importante manter a vigilância.