Destaque Internacional | UESB realiza primeira Missão Internacional de Estudos em Moçambique

Fotos: Reprodução | UESB

Com o propósito de fortalecer e consolidar a política de internacionalização da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com vistas a ampliar a cooperação com países do sul do Globo, a Assessoria de Relações Internacionais (ARINT) realizou a primeira Missão Internacional de Estudo da Universidade. A Missão teve como destino o Instituto de Artes e Cultura (ISARC), localizado em Matola, província de Maputo, em Moçambique, na África. Como parte das atividades vinculadas à Missão, a comitiva da UESB foi recepcionada na sede do ISARC pelo seu presidente, professor Filimone Meigos, e sua equipe, onde foram partilhadas informações sobre ambas instituições e trocaram símbolos institucionais. O momento também foi marcado por ações representativas como a assinatura no Livro de Honra e a Foto de Família, que representa um importante registro para celebrar as relações entre culturas, povos e nações, colaborando para preservar memórias, tradições e narrativas. Para o professor José Jackson Reis dos Santos, o registro da foto de família com a presença dos representantes das duas instituições constitui-se em “um marco histórico para a humanidade no contexto do encontro entre Brasil (UESB) e Moçambique (ISARC)”, frisa da reportagem reproduzida pelo BLOG DOANDEERSON nesta quarta-feira (11) do site da UESB.

O professor acrescenta, ainda, que por meio de diversas ações a Missão fortifica o vínculo entre as duas instituições, além de contribuir para o “fortalecimento e consolidação de ações de internacionalização com países africanos, ampliando iniciativas internacionais de forma coletiva e afrocentrada”. No decorrer das atividades relacionadas à Missão, a comitiva da UESB pôde imergir em atividades artístico-culturais na Fundação Fernando Couto, bem como visitaram o Instituto Superior de Bolsa, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a proposta de dar início a novos convênios para formação de profissionais das instituições de ensino superior de Moçambique. Ainda como parte das atividades da Missão Internacional de Estudo, a comitiva da UESB participou do 1º Colóquio Internacional, intitulado “(Re)Africanizando os espíritos: memórias, corpos e representações”, organizado pelo ISARC em parceria com a ARINT.

A comitiva da UESB, formada pela professora Adriana Amorim, pró-reitora de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (PROAPA), professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação (PROGRAD), professor Jackson Reis, assessor da ARINT, professora Maria de Cássia Gonçalves, assessora acadêmica de Jequié, Inês Angélica Freire, assessora especial da Reitoria em Jequié, Edeise Gomes, coordenadora do curso de Dança, conta com a participação de estudantes da Universidade, que foram selecionados por meio do Edital “Africanidades: Mobilidade Acadêmica Internacional de Estudantes de Graduação da UESB Edição Moçambique”. Vitor Carlo Oliveira, estudante de Jornalismo, foi um dos alunos contemplados pelo Edital. O estudante pontua que a experiência vivenciada em Moçambique tem contribuído para os seus objetivos acadêmicos e de pesquisa. “De uma forma geral, eu digo que vir aqui para Moçambique conhecer novas culturas foi uma viagem para além das fronteiras, sabe? Foi uma viagem que me fez conectar com a cultura, conhecer novos povos, que de certa forma se aproximam com o nosso país e estado da Bahia, que acredita em espiritualidade, em ancestralidade, que tem essa energia calorosa, receptiva”, destaca. A Missão Internacional de Estudos foi concluída em Moçambique no último dia 2 de setembro.


Os comentários estão fechados.