A cantora Analu Sampaio, de 16 anos , faz parte dos artistas brasileiros indicados ao Grammy Latino. A lista foi divulgada pela Academia Latina da Gravação em 17 de setembro, na última semana. A artista de Vitória da Conquista é um dos nomes da nova geração que representam a Bossa Nova. Ela concorre na categoria de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação com “Analu”, o primeiro álbum de sua carreira. O projeto, lançado neste ano, é composto por 11 faixas autorais da artista que vai do Samba e Bossa Nova ao MPB e Jazz, com participações especiais de Roberto Menescal, Nelson Faria e Affonsinho Heliodoro.
Na mesma categoria, também estão indicados os cantores Mariana Nolasco (“Quem É Ela?”), Mobi Colombo (“Era Uma Vez”), Os Garotin (“Os Garotin De São Gonçalo”) e Jota.Pê (“Se o Meu Peito Fosse o Mundo”). À CNN, nesta quinta-feira (26), Analu Sampaio revelou como se sentiu tendo o primeiro álbum da carreira indicado ao Grammy Latino e quais artistas musicais brasileiros a inspiram.
“É uma honra pra mim… Fizemos esse disco com muito carinho, muito empenho e muito amor. Fico muito feliz de saber que todo a dedicação voltada para esse disco trouxe frutos tão especiais”, declarou. “Artistas como Djavan, Gil, Caetano, João Gilberto, influenciaram muito a minha forma de enxergar a musicalidade nesse projeto”, contou Analu. A cantora também ressaltou que irá aumentar a agenda de shows com o repertório de seu álbum. “Acredito que essa indicação trará bastante visibilidade ao meu novo disco e isso me deixa muito feliz e realizada. Quero muito ter a oportunidade de fazer mais shows com o repertório desse disco que tanto amo”.
Analu Sampaio é uma cantora, compositora e musicista, de 16 anos, que iniciou a vida artística durante a infância. Aos 5 anos, ela já dividia o palco em apresentações em Vitória da Conquista e aos 10, havia cantado com nomes como Toquinho, Roupa Nova, Sandra de Sá, Baby do Brasil, Tiago Iorc, Sidney Magal, Jorge Vercilo, Daniel e Ivete Sangalo. Há quatro anos, ela se apresentou no The Voice Kids, da TV Globo, e revelou sua conexão com a MPB e a Bossa Nova através de faixas como “Garota de Ipanema”. Analu Sampaio chegou à semifinal da edição. Aos 16 anos, a cantora já foi convidada para grandes festivais de jazz como o Festival de MPB e Jazz de Nova Iorque, Internacional Jazz Day, e o Festival de Jazz de SantAdreu, em Barcelona.