O BLOG DO ANDERSON retornou à Vila América, um dos mais populosos loteamentos do bairro Boa Vista em Vitória da Conquista, e pode constatar a precariedade na zeladoria: vias sujas, esburacadas e mato por todos os lados. Essa imagem mostra a situação da Rua Eva Sharon, mas a realidade se repete em outras áreas, muitas vezes em decorrência do descarte irregular de lixo doméstico e da construção civil.
Ao contrário do que acontece diariamente na Avenida Olívia Flores, a limpeza na Vila América ocorre a cada três meses, e, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, um mutirão está programado para outubro. Em nota ao BLOG DO ANDERSON, a Secretaria Municipal de Comunicação se posicionou sobre três questionamentos: limpeza, sinalização de trânsito e tapa-buraco. “A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESEP), informa que assim como em outros bairros da cidade, o Vila América é atendido por mutirões de limpeza realizados a cada 90 dias. O próximo mutirão na localidade será realizado em outubro. A SESEP salienta que o loteamento recebe coleta de lixo de segunda a sábado e que a comunidade também dispõe de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para o descarte regular de pequenas quantidades de entulho (até 2m³), localizado entre a Rua Vladimir Herzog com a Av. E. As denúncias sobre matagais e descarte irregular de lixo e entulho podem ser feitas por meio do telefone (77) 3420-7008 ou do WhatsApp (77) 98856-4627 e, se identificado o responsável, o Código de Posturas prevê penalização com pagamento de multa para quem comete essa infração.”
Em relação à colocação de faixa de pedestres e sinalização nas vias, os serviços constam na programação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), e a Operação Tapa-Buraco, executada pela Empresa Municipal de Urbanização, será realizada após as obras de manutenção que estão sendo realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).