Jerêmias Macário de Oliveira | a Direita avançou e a Esquerda foi parar na zona de rebaixamento

Foto: BLOG DO ANDERSON

Como no Campeonato Brasileiro de Futebol, a esquerda, principalmente o PT, nestas eleições municipais pelo Brasil a fora, ficou na zona de rebaixamento e foi direto para a Série B, isto porque não atualizou seu time aos novos tempos e seus “técnicos” enrustidos radicais ficaram falando a mesma linguagem dos anos 80 e 90. Os ouvintes e seguidores cansaram. O PT, que ficou nas últimas colocações da tabela, quase na lanterna, em número de prefeito eleitos no Brasil, nunca quis fazer uma autocrítica dos seus erros quando passou da cachacinha para o uísque, especialmente a partir dos acontecimentos do mensalão e da Operação Lava-Jato que passaram a repercutir e a influenciar negativamente para que houvesse esse montão de rejeições. Não foram somente esses fatos que levaram o PT e a esquerda como o todo ao rebaixamento, conforme ficou patente na resposta do povo. O discurso ficou caduco e a comissão técnica, juntamente com seus jogadores de idade avançada, esqueceram suas principais bases, ou seus torcedores que, cansados e revoltados, começaram a esvaziar os estádios. Deu no que deu. Continue a leitura.

Como no poema de Carlos Drummond de Andrade, e agora José? Ou tinha uma pedra no meio do caminho e não souberam removê-la? Será que agora essa turma da linguagem ultrapassada vai fazer um mea culpa, contratar novo técnico e um time novo bom de bola para atrair sua torcida? Como eles são teimosos e não querem dar o braço a torcer, não acredito muito nisso.

Se não cuidar disso, não fizer uma série análise e montar novas estratégias, a tendência é cair para a série C. Aí, meus amigos, vai ser difícil para subir para o pelotão de elite. Eles sabem muito bem quais são suas bases que foram abandonadas ao longo dos últimos 20 ou 30 anos. Elas entraram em descredito, se decepcionaram e se afastaram, especialmente por causa dos malfeitos.

Dito isso, os campeões desse campeonato maluco, cheio de mentiras, rapinagens, do faz de conta que a justiça está de olho, que eleição muda o Brasil e derrame de muito dinheiro por parte de seus personagens, ficaram com uma direita mais do centrão, misturada com várias vertentes de moderados, extremistas, terraplanistas e até gente sem uma ideologia política.

Foram eles, o PSD (antigo PFL), o PL, a União Brasil (também PFL), o MDB, que já foi composta por pessoas autênticas, sérias e opositoras ao regime da ditadura civil-militar-burguesa, o Republicanos que ficaram com as taças e já estão arrumando seus times para o próximo campeonato de 2026, certos de que vão ter uma grande torcida, sem contar com a ajuda dos juízes e o do VAR.

Como disse um amigo meu, os lobos nunca fazem pacto com as ovelhas, se bem que aqui no sentido figurado nem cai bem. Nessa competição de um sistema eleitoral coronelista onde todos mentem, quem são as ovelhas? Será que não são hienas que perderam o embate no campo porque ficaram velhas demais das ideias?

Só sei bem que os lobos chefões mais ferozes, sagazes e astutos estão acoitados hibernando de barriga cheia no Congresso Nacional, com suas garras bem afiadas. Por ora resolveram dar uma trégua disfarçada com o dono do seu rebanho desgarrado e zonzo depois da porrada que levou. A questão está em mudar a técnica, a tática e a estratégia do jogo e contratar novos atletas, com sangue novo para ganhar as partidas e retornar para a Série A.

 

 

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do BLOG DO ANDERSON

 


Os comentários estão fechados.